Terça-feira, 25 de agosto de 2009, atualizada às 18h51

Comdema autoriza intervenção na represa de São Pedro para construção da BR-440

Clecius Campos
Repórter

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) autorizou a intervenção em área de preservação permanente, próxima à Represa de São Pedro, para a construção da BR-440, que vai ligar as rodovias BR-040 e BR-267. A medida foi tomada em audiência extraordinária do conselho na tarde desta terça-feira, 25 de agosto.

De acordo com a secretária administrativa do Comdema, Sueli Reis, os conselheiros levaram em conta pareceres técnicos e jurídicos apresentados pela Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda-JF), que aprovam a intervenção no local. "O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) pode realizar movimentação de terras, desde que tome procedimentos compensatórios, como a proteção da represa e o financiamento de parte do projeto de preservação no local."

Segundo Sueli, antes do início das obras será realizada uma análise na Represa de São Pedro. Posteriormente, uma medição periódica vai verificar a integridade da água ao longo da construção. "As medidas servem para que o dano ao meio ambiente não seja grave."

A empresa que executará a obra está contratada e aguarda ordem de serviço do DNIT de Brasília para começar. O acesso semiexpresso, conhecido como Via São Pedro, terá nove quilômetros de extensão e contará com três viadutos (ver mapa abaixo). O projeto prevê duas pistas de rolamento, acostamento, passeios e passarelas para pedestres, além de canteiros e faixas de segurança. Após o início das obras, a expectativa é de que a rodovia seja concluída em 720 dias.

Imagem do percruso da BR-440

Os textos são revisados por Madalena Fernandes