Quarta-feira, 11 de novembro de 2009, atualizada às 15h59

Fórum Plástico Sustentável discute destino correto para produtos oxibiodegradáveis

Clecius Campos
Repórter

Na próxima quinta-feira, 12 de novembro, ocorre o 1º Fórum Plástico Sustentável Juiz de Fora e Zona da Mata. O objetivo é informar a população sobre o correto descarte na natureza de resíduos sólidos vindos do plástico. De acordo com um dos organizadores do evento, Ari Santos, a intenção é diferenciar produtos degradáveis, biodegradáveis e oxidegradáveis e apresentar alternativas para o destino desses materiais.

"O termo biodegradável é muito sedutor, mas a degradação só acontece em condições de compostabilidade favoráveis. O carbono contido em um produto biodegradável tem que ser decomposto em água, húmus e gás carbônico, em determinadas condições de iluminação, temperatura e umidade."

Tratando-se de plásticos flexíveis, para a fabricação de sacolas, a opção mais parecida é a oxidegradação. Segundo Santos, embora haja tecnologia para a fabricação de produtos biodegradáveis, ela é realizada em baixa escala, o que encarece a produção. "A oxidegradação fragmenta a cadeira molecular do plástico, produzindo resíduos difíceis de serem eliminados. A melhor solução continua sendo a reciclagem."

Conforme Santos, pós-consumo, os plásticos podem ser reutilizados na própria fabricação de plásticos ou para a geração de energia elétrica. Ele cita a Usina Verde, mantida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que opera em caráter experimental e gera energia elétrica a partir deste tipo de resíduo.

O fórum vai explorar ainda a redução no consumo de sacolas plásticas, seguindo a Norma 14.937 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que busca garantir mais qualidade àquelas disponíveis no mercado. "Uma sacola mais resistente evita o uso em duplicidade do plástico, gerando menos resíduos e ajudando a diminuir a poluição no meio ambiente."

O evento é gratuito e ocorre a partir das 18h, na avenida Independência, 1.850. As vagas estão esgotadas.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!