Candidata mais votada entre os deputados federais e estaduais em Juiz de Fora, a delegada Ione Barbosa (Avante) não deve ser candidata à prefeita em 2024. A delegada obteve 44.084 votos na cidade. No total, sua votação chegou a 52.630 eleitores em Minas Gerais.

Na última eleição municipal, em 2020, Ione Barbosa terminou na terceira posição e, por pouco, não conseguiu uma vaga para o segundo turno. Ela foi superada apenas pela prefeita eleita, Margarida Salomão (PT) e pelo empresário Wilson Rezato (PSB).

Para agradecer a votação na Zona da Mata, Ione Barbosa tem percorrido municípios e sempre quando questionada sobre seu futuro político, a resposta é a de que “pretende cumprir os 4 anos de mandato como deputada federal”.

A postura defensiva está ligada a uma rejeição, que vem se consolidando entre os eleitores sobre candidatos que abreviam mandatos em busca de outras postulações. Na mesma eleição de 2020, a deputada estadual, delegada Sheila Oliveira (PL) viu sua votação despencar no município e terminar a campanha na quarta posição na disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora. Ela que na eleição anterior havia conquistado a maior votação na história num pleito para a Câmara Municipal com 9.921 votos, o equivalente a 3,70%. Antes, o índice era de Bruno Siqueira, em 2008, com 6.483 votos.

A própria deputada Sheila não deve também disputar as eleições municipais em 2024.

 

Leia mais em Ricardo Ribeiro

Arte Acessa.com - Arte Acessa.com

COMENTÁRIOS: