Candidata mais votada entre os deputados federais e estaduais em Juiz de Fora, a delegada Ione Barbosa (Avante) não deve ser candidata à prefeita em 2024. A delegada obteve 44.084 votos na cidade. No total, sua votação chegou a 52.630 eleitores em Minas Gerais.
Na última eleição municipal, em 2020, Ione Barbosa terminou na terceira posição e, por pouco, não conseguiu uma vaga para o segundo turno. Ela foi superada apenas pela prefeita eleita, Margarida Salomão (PT) e pelo empresário Wilson Rezato (PSB).
Para agradecer a votação na Zona da Mata, Ione Barbosa tem percorrido municípios e sempre quando questionada sobre seu futuro político, a resposta é a de que “pretende cumprir os 4 anos de mandato como deputada federal”.
A postura defensiva está ligada a uma rejeição, que vem se consolidando entre os eleitores sobre candidatos que abreviam mandatos em busca de outras postulações. Na mesma eleição de 2020, a deputada estadual, delegada Sheila Oliveira (PL) viu sua votação despencar no município e terminar a campanha na quarta posição na disputa pela Prefeitura de Juiz de Fora. Ela que na eleição anterior havia conquistado a maior votação na história num pleito para a Câmara Municipal com 9.921 votos, o equivalente a 3,70%. Antes, o índice era de Bruno Siqueira, em 2008, com 6.483 votos.
A própria deputada Sheila não deve também disputar as eleições municipais em 2024.
Leia mais
Comércio de Juiz de Fora deve decidir essa semana fechamento das lojas durante os jogos do Brasil
Prefeita de Juiz de Fora mandará mensagem à Câmara Municipal no início de 2023 corrigindo remuneração dos servidores
Leia mais em Ricardo Ribeiro
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!