Enfeite sua casa para o natal com segurança

A festa começa com os enfeites. Mesmo que você os considere indispensáveis, ainda pode economizar um bom dinheiro se escolher com criatividade. Prefira itens nacionais, que permitam várias composições. Assim, você muda a arrumação a cada ano sem mudar os enfeites.

Na hora de espalhar as luzes pela casa, fique atento à segurança elétrica. O ideal é que as instalações sejam feitas por um profissional. Escolha produtos que estejam em conformidade com as normas técnicas, com selo do Inmetro. A embalagem deve trazer o nome do fabricante, instruções e informações em língua portuguesa, além da tensão em volts.

Verifique ainda se informa se as luzes podem ser utilizadas dentro e fora de casa, se permitem a troca de lâmpadas queimadas e quando estas devem ser desligadas da tomada ( ao sair de casa ou depois de x horas de uso, por exemplo). Opte por produtos com fusíveis, que são mais seguros. Isso pode ser facilmente verificado por meio de uma análise visual do plugue (parte que é encaixada na tomada).

A tomada ou plugue devem ser de componentes metálicos em cobre, liga de cobre, alumínio ou latão. Esse material não pode ser ferroso, para não superaquecer e, assim, causar curto-circuitos ou até mesmo incêndios.

Na hora de ligar o pisca-pisca, evite o uso de benjamins, também conhecidos como Ts. Isso pode causar uma sobrecarga, um curto-circuito, prejudicando outros eletrodomésticos que também estejam ligados, ou até um incêndio.

Por fim, não esqueça também que estes itens podem representar um aumento considerável no gasto com energia elétrica. Para reduzir esta mordida, habitue a desligar os enfeites da tomada, na hora de dormir.

Fonte: Site Proteste

Reclamações procure o Procon de Juiz de Fora
Horário de funcionamento: De segunda a sexta de 9h às 17h

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independência, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.