• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Victor Bitarello Victor Bitarello 13/11/2014

    Penélope Cruz, o rosto mais carismático do cinema atual

    cinemaÉ possível identificar em vários diretores de cinema uma predileção por determinadas atrizes. Algumas, inclusive, suas esposas. Podemos observar Lars Von Trier com sua Charlotte Gainsbourg, Woody Allen com Diane Keaton, Quentin Tarantino e Uma Thurman, e assim segue. As atrizes têm esse poder de serem grandes divas, de serem amadas por todo um público, de atraírem a atenção por sua beleza e carisma.Uma delas, em especial, no que se refere ao cinema de uns dez anos pra cá, se tornou a queridinha e musa de um grande diretor de cinema (e meu favorito também), Pedro Almodóvar. Essa atriz é Penélope Cruz.

    Ela não é a única atriz ou ator que se tornou amada por ele, que já teve Carmen Maura em vários de seus trabalhos, também Antonio Banderas, Lola Duénas, Javier Cámara e outros. Penélope é grande! Alguém que foi, paulatinamente, se tornando uma grande diva do cinema mundial, conquistando Hollywood e os grandes produtores, que viram nela um incrível potencial de vendas desse produto chamado "filme". Linda, carismática, talentosa, Penélope Cruz é, hoje, o rosto mais carismático do cinema, alguém que quando olhamos ficamos momentaneamente hipnotizados, impressionados com tamanha beleza, mas não somente com a beleza. Ela não é a atriz mais bonita que existe e está longe disso. Mas seu carisma é incrível. É avassalador.

    Em virtude da necessidade de torná-la uma celebridade, oficialmente consagrada, a Academia de Artes Cinematográficas dos Estados Unidos lhe deu o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel de Maria Elena no filme de Woody Allen, "Vicky Cristina Barcelona", tornando-a a primeira atriz espanhola a receber o prêmio, dando-a também mais duas indicações, incluindo de melhor atriz principal, por "Volver", de Pedro Almodóvar.

    Casada com Javier Bardem desde 2010, e mãe de dois filhos, Penélope é uma mulher reservada, que evita falar de sua vida pessoal, preferindo assuntos profissionais quando entrevistada. Além de Javier, Penélope se envolveu amorosamente com os atores Matt Damon, Tom Cruise e Matthew McConaughey. Atuou em mais de 40 filmes, (desses, 5 de Almodóvar, sendo o último, uma participação especial junto com Banderas, logo no início do filme, "Os amantes passageiros"), tanto espanhóis, quanto italianos e estadunidenses, sendo amplamente premiada com diversos prêmios europeus, não popularmente conhecidos no Brasil, mas também como melhor atriz no Festival de Cannes por sua "Raimunda" de "Volver". Recebeu onze prêmios de melhor atriz coadjuvante pela "María Elena" de Vicky Cristina Barcelona, incluindo o Oscar, como já dito; foi indicada como atriz coadjuvante em quatro premiações, incluindo o Globo de Ouro e o Oscar, por sua atuação em "Nine", de Rob Marshall. Estrou no cinema em 1992, aos 16/17 anos, em "Jamón, jamón", aparecendo semi nua, tornando-se uma sex simbol na Espanha. Engajada, Penélope fez trabalho voluntário em Uganda, e montou uma ONG para auxiliar meninas sem teto e escola, bem como vítimas de tuberculose em Calcutá.

    Para quem admira e ama o cinema, é sempre um prazer Penélope nas telas. E um enorme prazer escrever sobre ela também.


    Victor Bitarello é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Ator amador há 15 anos e estudioso de cinema e teatro. Servidor público do Estado de Minas Gerais, também já tendo atuado como professor de inglês por um período de 8 meses na Associação Cultural Brasil Estados Unidos - ACBEU, em Juiz de Fora. Pós graduando em Direito Processual Civil.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.