Benfica da Gente Document?rio conta hist?ria e mostra realidade de um
dos bairros mais importantes de Juiz de Fora

Thiago Werneck
* Colabora??o
15/06/2007

Mais de cem pessoas entrevistadas, 80 horas de filmagens e tr?s anos de trabalho constroem os 70 minutos do filme Benfica da Gente. Os 151 anos s?o retratados por gente que construiu a hist?ria do Bairro e que vive a realidade do local.

Um document?rio dirigido, produzido e editado pelos pr?prios moradores que revelam a hist?ria, os problemas, o desenvolvimento comercial e industrial e as perspectivas da comunidade local para o futuro.

Dirigido pelos jornalistas e moradores do bairro Aline Junqueira e Fernando Rocha o filme ? um projeto que teve produ??o de 18 alunos da Escola Polivalente de Benfica, dos quais nove permaneceram durante os tr?s anos do projeto: Ludmara de Souza; Michel Ribeiro; Renata Santos; Roseane Rodrigu?s; Sara Freitas; Silvia Rodrigues; Sinval Abranches; Suellen Barroso e Vagner Oliveira.

Como explica Aline, o roteiro do filme nasce da reda??o desses alunos, que selecionados tiveram depois, um curso de oficina ?udio visual. "Nas reda?es a gente percebeu temas comuns tratados por eles. Todos os textos relatavam que o bairro tem de tudo, ? bom de se viver, mas tem como problemas seguran?a, viol?ncia, drogas e sa?de. A partir dessas expectativas inspiramos todo o document?rio", revela.

O Col?gio Polivalente foi o escolhido por ser a ?nico que agrega jovens de todos os bairros que est?o pr?ximos ao Benfica. Durante o relato dessa hist?ria, todos os locais que faziam parte da antiga Fazenda Bemfica (grafia original) s?o vistos, pela popula??o local, como parte de Benfica. S?o eles: Ara?jo, Vila Esperan?a I e II, Nova Benfica, Ponte Preta, F?tima (conhecida por eles como v?rzea), Distrito Industrial I e o miolo (o pr?prio Benfica).

Por ser a ?nica escola de segundo grau da regi?o, o Polivalente uni pessoas de de cada um desses bairros. Por isso, nada escapa da hist?ria contada. Apurado em pesquisas, o primeiro relato data de 1856, em um mapa que mostra a Fazenda Bemfica, entre as Fazendas da Saudade e de Chap?u D?Uvas. De l? para c?, a Bemfica virou bairro em meados de 60, e passa ser visto como boa regi?o comercial.

Entre instala?es de f?bricas, tentativas de emancipa??o, ocupa?es da BR-040, o Bairro cresce. Tanto que os moradores j? chamam Benfica de uma nova cidade que fica dentro de Juiz de Fora. "Eles se sentem independentes. L? tem de tudo: com?rcio forte, farm?cia, banco, restaurantes, ind?strias. Benfica ? o que chamamos de Bairro Cidade. Tudo isso ? contado pelos pr?prios moradores no filme", conta Aline.

Foram os alunos dos projetos que fizeram as pesquisas, buscaram gente para contar a hist?ria da comunidade. Tudo come?ou em 2004, e enquanto iam tendo cursos sobre material ?udio-visual, eles j? gravavam as primeiras entrevistas. A maioria desses estudantes se quer tinham tido contato com o cinema e, hoje, alguns j? pensam em fazer o curso de Comunica??o. "N?s conseguimos potencializar talentos. Fizemos com que eles refletissem sobre a realidade em que eles vivem, assim puderam saber mais sobre sua pr?pria hist?ria", conta Fernando.

Aline destaca que ao contar sua pr?pria hist?ria os moradores se sentem valorizados. "? interessante porque n?o temos depoimentos apenas das fam?lias tradicionais do bairro e por isso o filme integra todos. A expectativa para essa primeira exibi??o j? ? grande e desde que sa?amos com a c?mera na m?o pelas ruas do bairro, j? haviam muitos curiosos querendo saber do que se tratava," , acrescenta.

Os diretores

Foto dos diretores do filme Fernando e Aline s?o jornalistas que gostam de document?rios. Uniram o gosto pelo cinema com suas ra?zes no Benfica para fazer esse trabalho. Fernando mora desde os oito anos de idade em Benfica e Aline revela a emo??o de relatar a hist?ria que seu pai come?ou a construir. "Meu pai foi um dos primeiros moradores de Benfica, morei toda vida l?. Sou uma benfiquense nata, do fa?o parte do miolo", brinca.

O projeto foi apresentado na Lei Murilo Mendes e recebeu a verba para ser realizado. A princ?pio seriam 20 minutos, mas a qualidade do conte?do e o desenvolvimento da id?ia renderam mais de uma hora de filme. Agora, o objetivo deles ? de levar o filme para festivais, afim de divulg?-lo e mostrar Benfica. Em breve o DVD tamb?m deve ser comercializado na cidade.

Ficha T?cnica:

A estr?ia de Benfica da gente acontece no s?bado, dia 16 de junho, no antigo cinema do bairro, o Centro Cultural Benfica, ?s 19h e tem entrada franca. H? vagas para 330 pessoas e caso haja procura, os diretores prometem uma sess?o extra "vai depender da demanda do p?blico, mas acreditamos que ela deva acontecer. Alertamos que ?s sete em ponto o filme come?ar? a ser exibido" , lembra Fernando.

Nos cr?ditos pesquisa, produ??o e pr?-roteiro ficam por conta dos alunos e dos diretores do filme. Na edi??o e roteiro, Aline e Fernando contaram com o apoio de Priscila Bosich, nas imagens a ajuda foi de Bruno Junqueira e de Leonardo Teixeira, que tamb?m ficou respons?vel pela finaliza??o do v?deo.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo na UFJF