• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Sexta-feira, 30 de maio de 2014, atualizada às 16h

    Inscrições para Festival Internacional de Música começam no dia 1º

    orquestra

    A 25ª edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro Cultural Pró-Música abre as inscrições neste domingo, 1 de junho.

    O evento ocorre entre os dias 14 e 27 de julho, em Juiz de Fora (MG). Este ano, o festival comemora o vigor de seus 25 anos de realização ininterrupta, o que reforça o sucesso deste evento cultural que tem o maior departamento de música antiga do país.

    Para celebrar a data, a Orquestra Barroca do Festival grava, pela primeira vez no Brasil, peças de Beethoven com instrumentos de época. Entre os cursos, destaque para a vinda do professor do Conservatório Real de Haia, o holandês Jacques Ogg (cravo) e para o francês Georges Barthel (traverso). Entre as atrações internacionais da programação de concertos estão o próprio Ogg e o Helsink Baroque, da Finlândia. O Quinteto Villa-Lobos (RJ), a Orquestra Petrobras Sinfônica (RJ), o Coral Jovem do Estado de São Paulo (SP) e a Orquestra de Câmara SESIMINAS (MG) estão entre os concertos nacionais. A programação do Festival inclui o X Encontro de Musicologia Histórica, lançamento de livros, oficinas de instrumentos de época, concertos, palestras/ master class, exposição e audições.

    Serão abertas cerca de 700 inscrições para 36 cursos nas áreas de cordas, sopros, orquestras e vozes ministrados por professores brasileiros e estrangeiros conceituados em suas áreas de atuação. A 25ª edição do Festival oferece ainda cursos de práticas de regência para coral, de orquestra e de banda sinfônica, além de opções voltadas para crianças, como orquestra, flauta, violino e violoncelo. A formação de professores tem espaço com o curso de didática da musicalização.

    Inscrições

    Os participantes devem se inscrever exclusivamente por meio do site, até a véspera do evento, dependendo da disponibilidade de vagas. As inscrições para os cursos de instrumentos e matérias obrigatórias serão efetivadas após o preenchimento dos dados completos do aluno e do pagamento de R$ 150 em cota única ou em duas parcelas iguais. Em caso de opção por mais de um instrumento ou curso, o aluno pagará uma taxa complementar de R$ 75. Para que a inscrição seja recebida, o participante deve anexar seu currículo, no qual deve constar o programa já trabalhado por ele.

    Para garantir o acesso e a ampla participação dos interessados de todo o país, o Pró-Música/UFJF oferece alojamento gratuito para os 150 primeiros inscritos. Já os 200 primeiros alunos que solicitarem, na ficha de inscrição, auxílio-alimentação (almoço e jantar), receberão o benefício sem custo.

    Quem deseja participar do festival como ouvinte deverá pagar o valor da inscrição. Se estiver entre os primeiros inscritos, terá as mesmas condições de alojamento e alimentação em relação aos demais. Estudantes, professores e servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terão desconto de 50% no valor de inscrição do festival.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.