Juizforano vence Concurso Nacional de Dramaturgia Tarc?zio Dalpra Junior come?ou a carreira escrevendo esquetes de humor e hoje acumula conquistas importantes como o Grande Pr?mio Minas de Dramaturgia

Clecius Campos
Rep?rter
7/4/2009

Depois de dez anos escrevendo esquetes de humor para a Companhia Teatral Putz, veio o reconhecimento estadual e nacional. O dramaturgo Tarc?zio Dalpra Junior consagrou-se vencedor do 7? Concurso Nacional de Dramaturgia (Pr?mio Carlos Carvalho) no in?cio deste ano, com o texto ainda in?dito A Cidade do Circo de Dias Iguais. ? a primeira vez que um escritor mineiro vence este pr?mio. O reconhecimento estadual veio com o Grande Pr?mio Minas de Dramaturgia, promovido pela Academia Mineira de Letras.

Inspirando-se na teoria do eterno retorno de Nietzsche e numa miscel?nea de influ?ncias pessoais e profissionais, Junior envolveu os jurados com a magia de um circo, cujas atividades sustentam uma pequena cidade na divisa entre os estados de Minas Gerais e da Bahia, no Vale do Jequitinhonha. O cen?rio ? de seca e mis?ria. "Tudo se repete na Cidade do Circo. A vida dos personagens segue uma rotina igual em seus m?nimos detalhes. O conflito se d? quando um retirante chega ? cidade, tirando todo mundo da mesmice", conta Junior.

Do teatro de bar ?s premia?es

A brincadeira de escrever para teatro come?ou h? mais ou menos 10 anos, quando Junior criava pequenas esquetes de humor para a Companhia Teatral Putz. "O grupo come?ou trabalhando com teatro de bar, uma modalidade mais r?pida, mais superficial. Em 2004, quando a companhia resolveu investir numa montagem mais densa, escrevi o Deserdem os filhos de Deus, uma com?dia musical, que tem elementos do bar e do palco". Deserdem os filhos de Deus passou pelos festivais de Americana (SP) e Ponta Grossa (PR) e trouxe sete pr?mios, entre eles o de melhor espet?culo, segundo o j?ri popular.

De 2006 para c?, Junior passou a dedicar seu tempo a pe?as mais densas e mais longas. Naquele ano, escreveu Entre infernos, que julga ser seu primeiro texto convencional para teatro. "Com a evolu??o da equipe, veio a necessidade de apostar em novos formatos. Por isso os textos foram mudando", explica.

Em 2006, seu texto Verdade de papel fica com a terceira coloca??o no Grande Pr?mio Minas de Dramaturgia. J? montada e encenada, a pe?a recebeu quatro pr?mios da Associa??o dos Produtores de Artes C?nicas de Juiz de Fora (APAC), entre eles o de melhor texto.

Grandes desafios

imagem do texto A Cidade do Circo de Dias Iguais O maior objetivo de Junior agora ? produzir uma montagem do texto A Cidade do Circo de Dias Iguais. Segundo o dramaturgo, o ideal seria que a Companhia Putz encenasse a pe?a. "Com o aumento do grau de complexidade, aumenta tamb?m o investimento no espet?culo, principalmente no que se refere ao cen?rio e ilumina??o." Junior quer aproveitar o respaldo conseguido pelas premia?es para alcan?ar aprova?es em leis de incentivo ? cultura. "Outra alternativa ? negociar os direitos da pe?a a algum produtor que possa mont?-la."