Rafael Titonelly une m?gica e com?dia para surpreender Juizforano faz nevar, multiplica coelhos, dentre outros truques que arrancam aplausos do p?blico. Na agenda, constam apresenta?es pelo Brasil afora

Daniele Gruppi
Subeditora
9/3/2010

Uma apresenta??o de m?gica num circo no Rio de Janeiro definiu os rumos da vida de Rafael Titonelly aos 10 anos. "Foi quando me apaixonei pela arte e ela passou a fazer parte da minha jornada." A partir da?, o juizforano come?ou a tra?ar sua trajet?ria no mundo da m?gica. Hoje, com 22 anos, faz shows pelo Brasil afora e surpreende o p?blico por onde passa.

Sem nunca ter ingressado num curso de m?gica, aprendeu a desenvolver os truques sozinhos. "No come?o, usei como aux?lio um livro que adquiri por R$ 5." Ele diz que o segredo para arrancar os aplausos da plateia ? fazer n?meros simples. "? tentar mostrar que n?o est? escondendo nada."

Mas quem pensa que a simplicidade ? o diferencial desse m?gico, engana-se. Ele faz sucesso porque concilia os truques com a com?dia. "Acredito que esta mistura ? o que chama aten??o. M?gica pura ? mais comum. Poucos m?gicos fazem com?dia no Brasil. O mundo precisa sorrir, n?o podemos baixar a cabe?a diante de tantas desgra?as."

O magicomediante tamb?m ? formado em hipnose e se prepara para ingressar no segundo semestre na Faculdade de Artes C?nicas, na Universidade Federal de Juiz de Fora. Mas antes de se dedicar ? gradua??o, ele cumpre os compromissos da agenda. Al?m de se apresentar pelas casas de Juiz de Fora, faz shows em Belo Horizonte, atrav?s do espet?culo Humor M?gico, que ? uma parceria entre ele e os m?gicos Renner e Rubadel. "Tenho trabalhado tamb?m em S?o Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Rio Grande do Sul."

Rafael TitonellyEm Juiz de Fora, ele garante que o p?blico gosta de m?gica. "? um espet?culo diferente, o povo tem curiosidade para saber como o n?mero foi desenvolvido." Ele recebe tamb?m muitos convites para apresenta?es em empresas.

Entre os carros-chefe dos shows, o jovem ressalta o n?mero em que ele faz nevar, outro em que multiplica coelhos e ainda o em que faz aparecer uma aranha na m?o de outra pessoa. "As ideias das m?gicas s?o minhas. Procuro levar ao palco o que sou na vida real, tenho o meu estilo pr?prio."

Titonelly reserva espa?o na agenda para os trabalhos sociais. "Gosto de ajudar os outros. Sou membro da 1? Igreja Batista e atuo na evangeliza??o dos moradores de rua, atrav?s de um projeto que se chama Restituir. Com a m?gica, prego o evangelho. Quero me dedicar mais aos trabalhos sociais. Se a gente n?o ajuda ao pr?ximo, a vida n?o faz sentido."

Competi??o

Titonelly ? um dos semifinalistas do programa Qual ? o seu talento?. Incentivado pela namorada, ele participou da sele??o que ocorreu em Juiz de Fora e conseguiu passar para a pr?xima etapa. "Fui sem me preparar, fiz no improviso e consegui surpreender." Agora, pensa no seu pr?ximo n?mero. "Parece que ? f?cil ir l?, s? que n?o ?. Quero fazer uma apresenta??o legal."

participa??o no prgrama Qual ? o seu talento?Depois da apari??o no programa, que foi ao ar na ?ltima segunda-feira, dia 8 de mar?o, ele sente a repercuss?o. "Ainda n?o sai de casa, mas j? recebi v?rias mensagens no celular e liga?es, inclusive de pessoas interessadas em me contratar."

Ele admite que a participa??o no Qual ? o seu talento? vai dar um upgrade na carreira. "Fiz amizades e contatos com outros artistas, que est?o concorrendo ao pr?mio." Laura Fontana, 8 anos, tamb?m conquistou uma vaga nas semifinais. Ela virou sucesso na internet com a imita??o da Lady Gaga. A grava??o do programa deve ocorrer no prazo de um m?s.

Ele tamb?m j? participou do Festival Nacional de Novos Talentos. O evento revelou o saxofonista Caio Mesquita, que j? apareceu diversas vezes no programa do Raul Gil. "Fiquei em segundo lugar." No Festival Nacional de M?gicos de Improviso tamb?m alcan?ou o segundo lugar. Foi ainda finalista do Festival de Talentos da TV Alterosa.

?

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes