A dama da MPB, Sueli Costa, recebe homenagem em JF Nascida no Rio de Janeiro, a cantora e compositora viveu parte da infância e a juventude em JF, voltando para a capital carioca em 1969

Aline Furtado
Repórter
22/1/2011
Sueli Costa

Conhecida como uma das grandes damas da Música Popular Brasileira (MPB), a cantora e compositora Sueli Costa volta a Juiz de Fora, cidade onde viveu parte da infância e a juventude, para ser homenageada em um tributo intitulado Dentro de nós mora um anjo.

O nome é uma referência à canção Dentro de mim mora um anjo, gravada pela artista em 1975, que integrou a trilha sonora da novela Bravo, exibida pela Rede Globo. A homenagem será realizada na próxima quinta-feira, 27 de janeiro, e pretende reunir jovens músicos de Juiz de Fora, que lembrarão clássicos imortalizados na voz da homenageada.

Com a voz tranquila e sem se importar com os títulos e as comparações com outros grandes nomes da música, como Chiquinha Gonzaga e Dolores Duran, Sueli revela ansiedade e expectativa com relação ao tributo. "A notícia chegou como uma surpresa, o que me deixou muito feliz. Juiz de Fora é uma cidade querida, é minha referência, foi onde cresci, estudei e fiz grandes e bons amigos, que foram fundamentais na construção da minha carreira. Se cheguei ao Rio com uma certa bagagem é porque tenho amigos que me deram oportunidades."

Nascida no Rio de Janeiro, Sueli, ainda criança, mudou-se com a família para Juiz de Fora, onde teve as primeiras lições de piano, dadas pela mãe, Maria Aparecida. "Minha família é musical. Minha mãe ministrava aulas de piano e de canto coral." A atmosfera facilitava o contato com a arte musical, fazendo com que ela aprendesse sozinha, durante a adolescência, a tocar violão. Além de Sueli e da mãe, os irmãos Élcio, Lisieux, Telma e Afrânio também tinham grande envolvimento com a música.

Com as duas irmãs, Sueli formou o grupo Trieto, que se apresentava nos festivais musicais de Juiz de Fora e da região. Na cidade, em 1964, ela começou a cursar a Faculdade de Direito, abandonando o curso no último período por optar por se dedicar integralmente à música. No ano de 1969, Sueli mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro, onde ministrou aulas de música, além de dar continuidade ao trabalho de composição, gravando algumas de suas obras. Este ano, a artista completa 44 anos de carreira. "Minha primeira composição, Por exemplo você, foi escrita em 1967, com João Medeiros Filho, sendo gravada por Nara Leão."

Ao todo, a artista gravou sete LP's/CD's, entre os anos de 1975 e 2007. Para este ano, Sueli revela que um novo trabalho está sendo preparado, embora ainda não tenha data definida para lançamento. E, como diria a letra da canção de sua autoria, Uma mulher cantando para mim, "Me leva essa voz / Nas asas das canções / Eu quero ouvir por toda a minha vida".

20 Anos Blues quarenta anos depois

Em uma das muitas viagens que Sueli fez de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, nasceu a canção 20 Anos Blues, gravada por Elis Regina, nos anos 70. "Naquela época, a viagem durava mais de quatro horas e, em uma ida para o Rio, a música veio a minha cabeça, mas não tinha um gravador. Mesmo assim deu certo, fiz a música durante o trajeto e, chegando ao Rio, procurei o Vitor Martins, finalizando a canção."

20 Anos Blues pode ser ouvida na trilha sonora da novela Insensato Coração, que está sendo exibida pela Rede Globo. "Fiquei muito feliz com a escolha da música. Quem não a conhecia, poderá ouvir agora e quem já conhecia a canção, poderá relembrá-la."

Sueli Costa Sueli Costa
Sob encomenda

Sueli Costa teve composições imortalizadas por grandes nomes da música brasileira, como Nara Leão, Maria Bethânia, Elis Regina, Simone, Fátima Guedes, Ney Matogrosso, Joanna, Fagner, Lucinha Lins, Fafá de Belém, entre outros. Quando perguntada sobre o processo criativo, a artista revela um diferencial. "Gosto de compor sob encomenda. Não sei explicar bem, mas o fato de ser provocada acaba me motivando."

O fato é confirmado pelo professor e diretor do Centro de Estudos Teatrais Grupo Divulgação, José Luiz Ribeiro. "Nos anos 60, tivemos muito contato e ela compunha trilhas para espetáculos do grupo. Estávamos a todo vapor, trabalhando na montagem de uma peça e nada da Sueli entregar a trilha. Em uma das reuniões, que eram realizadas na antiga Faculdade de Filosofia e Letras (Fafile), onde hoje funciona a Casa de Cultura, Sueli chegou com seu violão e a trilha saiu ali, na hora, completamente sob pressão por parte de todos os presentes." Entre os espetáculos do Grupo Divulgação que tiveram trilhas compostas pela artista estão Cancioneiro de Lampião, de 1967, e Bodas de Sangue.

Tributo

Para Sueli, a homenagem que ocorrerá em Juiz de Fora na próxima semana, será uma boa oportunidade de conhecer artistas novos, que vêm se apresentando na cidade. "Estou curiosa porque não conheço as pessoas convidadas para me homenagear. Gosto muito de cantar aí, embora receba poucos convites. Então, poder me apresentar e ainda receber um carinho desse é motivo para muita felicidade."

A expectativa não está apenas ao lado da homenageada. A vocalista da banda Darandinos, Anna Cláudia Rodrigues, revela a satisfação por participar do tributo. "Não conhecia a obra da Sueli tão profundamente. Assim, o convite veio como forma de me aproximar de um trabalho tão rico. Creio que o tributo tenha dois aspectos de grande importância. Um é a oportunidade de homenagear alguém em vida. Outro é reforçar a importância do trabalho dela, valorizando sua memória."

Serviço

O tributo a Sueli Costa, Dentro de nós mora um anjo, será realizado na quinta-feira, dia 27, às 20h, no Cine-Theatro Central. Os ingressos estão sendo trocados por livros de literatura em bom estado de conservação. A troca pode ser feita de segunda-feira, 24 de janeiro, até o dia do evento, entre as 8h e as 18h, na sede da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Cada pessoa pode retirar, no máximo, dois ingressos.

A homenagem vai contar com a participação de nomes como Dudu Costa, Anna Cláudia (Darandinos), Carol Serdeira e Thiago Miranda. Entre os sucessos que serão apresentados na noite estão Jura Secreta, Outra vez nunca mais, Amor blue, Alma e Dentro de mim mora um anjo.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Sueli Costa
com entrevistas com os participantes, outros personagens da música em Jf nos anos 60, etc. ect.) e, com a ajuda do Luiz Sérgio (aqui copiado), buscar contato com a Sueli para uma entrevista, concluindo o trabalho às vésperas do evento. Também escalar o Xiis para cobertura fotográfica no dia do show, dia 27/01.
Ana Cláudia (Darandinos): 4009-5345 (trabalho) / Fabrícia: 3229-7622 / Lucas: 3236-1375 (casa) e 3229-3389 (trabalho) / Haroldo: 9118-6821
Carol Serdeira -
Thiago Miranda - 9113-5799
Dudu Costa -