• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Segunda-feira, 23 de junho de 2008, atualizada às 10h40

    Poesia juizforana está entre as 12 obras mais votadas em importante prêmio literário. Autor diz que isso é resultado de muito trabalho



    Marinella Souza
    *Colaboração

    O Prêmio Portugal Telecom 2008 premia as principais obras literárias de todos os gêneros. Em 2008, Juiz de Fora está representada pelo poeta Iacyr Anderson Freitas , que teve o seu Quaradouro entre as 12 obras mais votadas entre as 50 inscritas na primeira etapa do concurso.

    O autor recebeu a notícia pelos jornais e confessa-se surpreso e feliz com a indicação. "Eu fiquei sabendo pelos jornais do Rio e de São Paulo. Um amigo me ligou dando a notícia e eu fiquei muito feliz porque é um prêmio de abrangência nacional, com um júri muito qualificado", ressalta.

    Iacyr explica que na próxima etapa, que vai acontecer em setembro, vão ser escolhidos os dez finalistas e, até o fim do ano, os três vencedores vão ser premiados. Segundo o poeta, a disputa é acirrada porque não há uma categorização, todos os gêneros disputam entre si.

    "Eu já fui júri de alguns concursos e sei que essa mistura dificulta muito a avaliação. Eu me considero efetivamente realizado pelo fato de uma coleção de livros que escrevi lá no início dos anos 90 estar entre as mais bem votadas", revela.

    Para ele, a grande surpresa pela indicação de Quaradouro está justamente no gênero que representa. "São poesias e o espaço para poesia no Brasil não é editorialmente fácil. Além disso, o livro foi lançado por uma editora pequena e é de um autor que reside no interior das Gerais".

    Iacyr acredita que seus 25 anos de estrada e as diversas premiações que arrebanhou ao longo dessas duas décadas e meia pesaram na escolha da obra. Segundo ele, essa indicação é uma vitória da poesia brasileira, em especial, a juizforana. "É uma vitória, sem dúvida. Juiz de Fora é hoje uma bela referência literária no país e isso não é sorte, mas resultado de muito trabalho. Divido esse prêmio com outros poetas da cidade, como Edmilson Ferreira e Fernando Fiorese que fazem poesia da melhor qualidade".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.