Turibio Santos comemora 65 anos em apresenta??o solo Mestre do viol?o interpreta pe?as que aproximam Tom Jobim e Villa-Lobos em Mistura Brasileira, repert?rio que leva ao Central na programa??o do 19? Festival



Fernanda Fernandes
Rep?rter
14/07/2008

O viol?o ? um instrumento prop?cio para harmonizar o cl?ssico e o popular, e ningu?m cumpre melhor essa tarefa que o maior violonista brasileiro vivo, Turibio Santos, que traz o repert?rio de seu novo CD para a programa??o do 19? Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga.

O disco Mistura brasileira ? o sexag?gimo quinto gravado pelo mestre e foi lan?ado pelo selo Delira no ano em que Turibio festeja seus 65 anos, completados mar?o de 2008. "A coincid?ncia ? um gancho jornal?stico", brinca.

Gaspar Sanz, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro fazem parte do programa, que tamb?m mostra certo parentesco entre m?sicas de Tom Jobim e de Villa-Lobos. "Tom se inspirou muito em Villa-Lobos, em particular nos estudos para viol?o. Mostro um pouco como isso evoluiu. Na cad?ncia do Concerto de Viol?o ele tem a id?ia de Garota de Ipanema. N?o ? pl?gio. ? inspira??o mesmo", diz Turibio, que v? a mesma l?gica entre Modinha e o Estudo n?8, entre o Samba de uma nota s? e o Estudo n?4.

Turibio vem pesquisando esse parentesco pr?ximo h? muito tempo. "O pr?prio Tom Jobim que me jogou nessa, porque ele brincou uma vez comigo. No disco at? escrevi isso. Eu estava na casa dele e ele come?ou a brincar, disse 'Turibio, viol?o pra harmonia n?o ? muito bom. Bom ? o piano', e come?ou a tocar o Estudo n?4 do Villa-Lobos no piano de cor, o que ? uma coisa muito complicada. A? eu vi que ele tinha estudado aquilo profundamente e corri atr?s."

foto da capa do CD Mistura Brasileira No encarte do CD, Turibio conta a hist?ria e descreve como a pe?a composta por Villa-Lobos na d?cada de 20 ? um estudo premonit?rio de todas as harmonias do que seria chamado quarenta anos depois de bossa-nova.

O disco ? tamb?m uma maneira menos formal de voltar aos estudos de Villa-Lobos, gravados em 1962 por Turibio em registro hist?rico, feito a convite da esposa do compositor.

O violonista conheceu Villa-Lobos um ano antes da morte dele, em 1958, em uma palestra sobre a obra para viol?o. Dois anos depois, foi criado o Museu Villa-Lobos, dirigido pela vi?va do m?sico, Arminda, at? sua morte. Desde 1986, Turibio assumiu a dire??o da institui??o.

Entusiasta dos festivais

Turibio Santos diz que j? perdeu a conta de quantas vezes esteve no Festival de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga. "O festival ? uma muito emocionante, um esfor?o maravilhoso. Se acontecesse uma coisa feito o ensino musical de Juiz de Fora em todas as cidades, o Brasil era o pa?s mais feliz do mundo", idealiza. Entusiasta dos festivais, Turibio assumiu a dire??o de um evento em Vassouras, que come?a em 16 de julho, dia seguinte ao seu concerto em Juiz de Fora.

Embora passe por Juiz de Fora durante quase todas as edi?es do festival, j? faz alguns anos que Turibio n?o toca na cidade. J? ? tradi??o sua presen?a nem que seja para abrir o curso de viol?o, deixando a oficina a cargo de seus assistentes Gra?a Allan e Clayton Vetromilla.

Avesso a chamar a m?sica cl?ssica de erudita, Turibio diz que seu foco ? a m?sica instrumental. "Erudito deve ser coisa de algum boboca de academia. Isso n?o existe em linguagem nenhuma. Voc? n?o diz musique erudite, em franc?s. ? preciso enterrar esse nome pavoroso", decreta, explicando que, durante as oficinas s? n?o se pratica o acompanhamento de samba, por exemplo, mas at? choro entra no rol.

foto da capa do CD O Guarani foto da capa do CD Romanceiro foto da capa do CD Viol?o Amigo

Maranhense radicado no Rio desde 1946, Turibio gravou 65 discos e lan?ou v?rios livros e m?todos de viol?o. Sua extensa e produtiva carreira o levou a diversas partes do mundo, dividindo o palco com nomes como Yehudi Menuhin, M. Rostropovitch e J. P. Rampal.

Al?m de ser refer?ncia obrigat?ria na interpreta??o dos estudos de Villa-Lobos, o violonista tamb?m ? conhecido pela redescoberta e grava??o de Jo?o Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis.

Somam-se a tantas obras a cria??o da Orquestra de Viol?es do Rio de Janeiro e da Orquestra Brasileira de Viol?es, sendo tamb?m o padrinho da Orquestra Petrobras Pr?-M?sica. Turibio ? ainda membro-fundador do Conseil D'Entraide Musicale, da Unesco, Chevalier de la Legion D'Honneur, e Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul.

Turibio Santos apresenta-se no dia 15 de julho, ?s 20h30, no Cine-Theatro Central (Pra?a Jo?o Pessoa, s/n?). Confira a programa??o completa no site do Centro Cultural Pr?-M?sica.