Segunda-feira, 1º de setembro de 2008, atualizada às 16h23

Encontro vai reunir descendentes de alemães e austríacos de toda a América Latina em JF e comemorar 150 anos de imigração para a cidade

Priscila Magalhães
Repórter

Entre os dias 03 e 05 de setembro, cerca de 150 pessoas vão participar do 6º Encontro das Comunidades Alemãs da América Latina. Os participantes vêm do sul do Brasil, do Espírito Santo e da cidade de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Além desses, Juiz de Fora vai receber descendentes de alemães da Argentina, Peru, Venezuela e Paraguai.

Esta é a segunda vez que o evento internacional acontece no Brasil e a primeira vez em Juiz de Fora. "Conseguimos trazê-lo para cá, porque estamos comemorando os 150 anos da imigração germânica para a cidade", diz o presidente do Instituto Teuto-Brasileiro William Dilly, Roberto Dilly.

Em três dias, 32 palestras vão ser realizadas e entre os assuntos abordados estão o comércio entre Brasil e Alemanha. "Os dois países são grandes parceiros comerciais e a idéia é facilitar, aos empresários locais, o contato e o conhecimento de como seus produtos podem ser exportados e como fazer para importar da Alemanha", explica Dilly.

Como resultado do Encontro, Dilly espera que Juiz de Fora tenha mais visibilidade para os países da América Latina e também que o evento possa resgatar a história de descendentes de alemães e austríacos na cidade, o que vai acontecer através de uma exposição. "Através de fotos, peças e documentos vamos contar a história desses 150 anos de imigração".

Segundo Dilly, são cerca de 50 mil descendentes de alemães e austríacos na cidade, um número que poderia ser maior se mais juizforanos assinassem o sobrenome ou se interessasse em conhecer sua história. "Tem pessoas que assinam o sobrenome e nem imaginam que podem ter uma das duas origens. Outros não assinam, porque, se for de parte materna, o sobrenome acaba se perdendo. Somos cerca de 10% da população da cidade", explica.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.