Terça-feira, 09 de setembro de 2008, atualizada às 11h47

Festival Primeiro Plano bate recorde de inscrições e anuncia novidades para 2008. Prêmio de R$ 5 mil para o vencedor

Marinella Souza
*Colaboração

Ao todo, o Festival Primeiro Plano recebeu 210 inscritos, num recorde desde o seu lançamento. Sendo 180 curta-metragens para a competitiva nacional e 30 para a competitiva regional. E os estudantes universitários, que gostam de produzir filmes, tiveram um motivo a mais para participar do Festival esse ano.

Segundo o coordenador de imprensa do Festival Primeiro Plano, Carlos Pernisa Jr., em 2008, um júri específico foi escalado para avaliar produções desses jovens. "Foi criado um prêmio especial para eles, e o diretor vai ter verba e equipamento para uma nova produção", explica. O Prêmio Incentivo Primeiro Plano vai contemplar a melhor produção com R$ 5 mil, concedidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Essa é apenas uma das novidades que o Festival apresenta este ano. Pernisa comenta que novas oficinas estão sendo programadas, mas ainda não têm nomes definidos. Além disso, o Festival vai prestar uma homenagem ao cineasta José Santos. Morando em São Paulo, o cineasta se formou em Juiz de Fora. "Vamos apresentar a produção dele enquanto morou na cidade e ele vem para receber a homenagem", adianta.

O tema do Festival em 2008 é Imagem entre nós. O objetivo é promover um debate sobre como a imagem cinematográfica serve para pensarmos nossa identidade cultural. O site com a nova programação do Festival foi lançado no dia 05 de setembro e contou com a presença do cineasta Walter Lima Jr., que apresentou Desafinados, seu último longa, que já está em cartaz em algumas capitais do país.

O Festival Primeiro Plano acontece de 27 de outubro até o dia 02 de novembro de 2008.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...