Pesquisador faz palestra sobre religiões japonesas Evento acontece no auditório da Faculdade de Letras da UFJF

As informações abaixo foram enviadas pelo assessoria
de comunicação da UFJF
09/09/2008

No ano em que se comemora o centenário da imigração japonesa, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) traz o pesquisador inglês Michael Pye para fazer uma palestra sobre religiões japonesas. A palestra ocorre no dia 10 de setembro, às 20h, no auditório da Faculdade de Letras. O evento tem entrada franca e é aberto à comunidade.

À comunidade e aos interessados em cultura oriental, o evento é uma oportunidade para discutir e conhecer mais sobre as várias vertentes do budismo, xintoísmo e outras manifestações praticadas no país do sol nascente.

Foram os imigrantes de lá que, juntos com missionários budistas, trouxeram a religião para o Brasil no início do século XX. No Japão, ela floresceu a partir da Índia, que registra o nascimento da prática, no século 6 a.C, por Siddharta Gautama, o Buda.

Tanto o estudo de budismo como de outras religiões, na trajetória acadêmica de Pye, inserem-no entre os mais renomados pesquisadores de ciências da religião. Pye é professor visitante na Universidade Otani, de Kyoto, no Japão. Já presidiu a Associação Internacional de História das Religiões, uma entidade que congrega pesquisadores das ciências da religião de todo o mundo. Atuou também na Alemanha, na universidade de Marburgo, conhecida como um importante centro desse tipo de estudo.

A obra de Pye é marcada por estudos de religiões orientais, mas também abrange temas em geral das ciências da religião. Dois estudos do pesquisador, nesses enfoques, estão registrados na UFJF.

A revista Numen, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da Universidade, traz dois artigos traduzidos do professor. O primeiro é intitulado Estudos da Religião na Europa: Estruturas e Projetos, publicado na edição de janeiro a junho de 2001 da revista (número esgotado). O segundo texto, nomeado Refletindo sobre a pluralidade de religiões, foi lançado na versão de julho a dezembro de 2001 da publicação, que está à venda na Editora da UFJF.

"A palestra do professor Pye proporcionará um incremento ao conhecimento sobre as religiões orientais", afirma Eduardo Grossi, coordenador do PPCIR, órgão que está organizando o evento.

Se você também quiser participar, enviando uma notícia que registrou, cadastre-se no link SUA NOTÍCIA e anexe as suas informações. Leie atentamente o regulamento

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...