Quarta-feira, 10 de setembro de 2008, atualizada às 17h43

Juizforano é premiado em concurso de literatura da Itália

Sílvia Zoche
Subeditora

Já fazia algum tempo que o poeta juizforano Hernany Tafuri, estudante de Letras desejava participar do concurso internacional Poesia, Prosa e Arte Figurativa da Itália. Em 2008, ele resolveu inscrever seu primeiro livro Vertigens do Tempo, com 52 poemas, publicado em junho deste ano.

Resultado: ele foi o vencedor na categoria Melhor Livro Estrangeiro de Poesia Jovem. "Foi uma surpresa, porque é minha estréia, minha primeira publicação solo", diz, lembrando que os mil exemplares foram financiados pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura.

Tafuri, de 26 anos, está no 3º período de Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e conta que já antes chegou a cursar Matemática. Mas sua paixão por literatura falou mais alto.

Os primeiros versos aconteceram em 2003 e começou com poesia romântica. Atualmente, os temas de seus poemas são mesclados, como acontece no livro que inscreveu no concurso em que foi premiado. Seu conhecimento do Prêmio Poesia, Prosa e Arte Figurativa foi através de uma prima. "Ela ganhou o prêmio de menção honrosa em 2002 e eu queria participar também. Quando publiquei o livro, me inscrevi".

A previsão é quem fevereiro de 2009, seja publicada a antologia bilíngüe de textos com trabalhos dos autores premiados no concurso. "Acho que eles devem publicar uns três poemas meus", diz Tafuri, que possui vários poemas inéditos em seus blogs.

Sobre uma nova publicação, ele diz que ele e mais dois amigos, Alexandre Vieira e Ana Carolina Fellet, pretendem publicar o livro de contos 3 Em Contos. "Queremos fazer a inscrição na Lei Murilo Mendes. Estamos esperando o lançamento do edital".

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...