Quinta-feira, 22 de janeiro de 2009, atualizada às 17 h
Tiradentes abre calendário de festivais cinematográficos nacionais
Repórter
Madalena Fernandes
Revisão

Em arquivo:
A 12ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes vai abrir nesta sexta-feira, dia 23 de janeiro, o calendário de festivais cinematográficos nacionais, exibindo produções em longa, curta, vídeo, pré-estreias, retrospectivas e homenagens. Serão nove dias de programação intensa e gratuita, que vão transformar o cenário barroco da cidade mineira.
Além da exibição diária de filmes, fazem parte da programação debates, apresentações teatrais nas ruas, exposições e oficinas. A Mostra de Cinema, que tem como objetivo promover o intercâmbio de ideias e reflexões, propõe a discussão do tema O Personagem e Seu Lugar.
Apostando na renovação e no talento da nova geração do cinema brasileiro, o homenageado da vez será o cineasta José Eduardo Belmonte. Ele é responsável pela produção de quatro longas nos últimos seis anos.
A homenagem ocorre na abertura do evento, no dia 23, às 21 h, no Cine-Tenda. Será exibida a pré-estreia nacional do filme Se Nada Mais Der Certo. O público poderá conferir também os filmes Subterrâneos (dia 24 de janeiro, às 18 h, no Cine-Tenda) e A Concepção (dia 25 de janeiro, às 18 h, no Cine-Tenda).
Alguns dos destaques da programação são as pré-estreias nacionais de A festa da menina morta, de Matheus Nachtergaele, de Titãs - a vida até parece uma festa, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, e do documentário Estrada Real da Cachaça, de Pedro Urano.