Quinta-feira, 21 de maio de 2009, atualizada às 17h

Corredor Cultural promete programação de 40 horas ininterruptas

Guilherme Arêas
Repórter

Juiz de Fora entra em uma maratona de atividades culturais gratuitas que vão durar 40 horas ininterruptas nos dias 30 e 31 de maio. O Corredor Cultural promete reunir atividades artísticas, culturais e esportivas em espaços públicos, como o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Cinearte Palace, Pró-Música e a Biblioteca Municipal Murilo Mendes.

A programação completa foi divulgada pela Funalfa nesta quinta-feira, 21 de maio, e conta com shows do Lúdica Música, Marcos Marinho, Dudu Lima, Sandra Portela, Fabrício Conde, Roger Resende e Adriana Paes. Além das apresentações, serão realizados eventos de música, teatro, dança, contação de histórias, artes visuais, capoeira, mercado das pulgas, lançamentos literários, cinema, recreação infantil, artesanato, carnaval e moda.

Cerca de 400 pessoas serão mobilizadas nos dois dias de evento para coordenar os mais de 50 eventos programados. Segundo o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, a proposta do Corredor Cultural de Juiz e Fora foi inspirada na Noite Branca francesa e na Virada Cultural de São Paulo, que este ano entrou em sua quinta edição. O evento paulistano reúne em 24 horas ininterruptas cerca de 800 atrações em 150 locais diferentes do Centro da capital paulista.

Em Juiz de Fora, a maratona terá como cenário o conjunto de bens tombados pelo Patrimônio Cultural do município. Na rua Halfeld, que concentra o maior número de bens tombados da cidade, serão realizadas diversas atividades na manhã do sábado, dia 30. "O corredor começa em um bem tombado, o prédio da antiga Prefeitura, no Parque Halfeld, e segue até um conjunto de bens tombados, nas praças da Estação e Antônio Carlos e no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas", explica Toninho, destacando a importância do evento para a valorização dos imóveis.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes