• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quinta-feira, 16 de julho de 2009, atualizada às 15h30

    Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga comemora 20 anos e traz participações especiais em 2009

    Marinella Souza
    Repórter

    O Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga comemora duas décadas de existência em 2009 e, segundo um dos diretores gerais da instituição organizadora do evento, Júlio César de Sousa Santos, festeja a data com a satisfação do dever cumprido.

    "É um projeto vitorioso, com muitos prêmios no currículo. Isso sinaliza que ele foi percebido pela comunidade cultural da cidade, do país e do mundo. Seu objetivo inicial de fazer com que a música colonial fosse reconhecida no mundo foi atingido", avalia.

    Pensando nisso, o slogan que está nos cartazes espalhados pela cidade não poderia ser outro: "O mundo hoje conhece e reverencia o patrimônio musical brasileiro". E para comemorar a data em grande estilo, participará do evento um dos precursores do movimento musical na Europa, o violinista barroco Sigiswald Kuijken.

    Além de Kuijken, outras presenças ilustres são esperadas para abrilhantar a festa. Farão apresentações especiais o violoncelista brasileiro Antônio Meneses - nome de grande expressão no cenário mundial -  e o conjunto francês Le Poème Harmonique, que tem à sua frente o músico Vincent Dumestre.

    Santos adianta que o esquema da 20ª edição será o mesmo das anteriores, ou seja, workshops, concertos noturnos e vespertinos em locais fechados e também ao ar livre. Para os workshops foram realizadas 650 inscrições. "Esse é o número limite que estamos mantendo desde a 5ª edição para não perder a qualidade do atendimento", diz.

    A expectativa é de que uma média de 40 mil pessoas assistam aos concertos realizados dentro dos teatros. Para aqueles realizados ao ar livre, de acordo com Santos, é difícil fazer uma estimativa. O Festival tem sua estreia marcada para o próximo domingo, dia 19 de julho, e vai até do dia 1º de agosto.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes 
    Os convites
    Os convites serão retirados no Centro Cultural Pró-Música, localizado à avenida Rio Branco, 2329- Centro, a partir das 8h. Cada ingresso será distribuído no dia exato do concerto. Para os concertos que ocorrem em igrejas não serão necessários ingressos.       

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.