Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010, atualizada às 18h

Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora recebe inscrições

Da Redação

As inscrições para a segunda edição do Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora começam a partir desta quinta-feira, dia 25. O evento ocorre entre os dias 23 de abril e 1º de maio, com uma programação intensa, que inclui Mostra de Espetáculos, Mostra Palco Aberto, Noite de Coreografias e Intervenções Urbanas. Nenhuma das modalidades tem caráter competitivo.

Artistas, grupos, companhias, escolas ou academias de dança de todo o Brasil, com trabalhos em qualquer gênero ou estilo, fazem parte do público-alvo. Para os participantes da Mostra de Espetáculos haverá ajuda de custo para transporte em valores que variam de R$ 200 a R$ 1 mil, de acordo com a distância da sede de cada companhia. Grupos de outras cidades e Estados também terão direito à hospedagem e à  alimentação.

O Festival de Dança de Juiz de Fora tem como objetivos possibilitar o contato do público e dos artistas locais com manifestações de dança de outras cidades e regiões brasileiras, proporcionar intercâmbio e diálogo entre os grupos participantes, formar público e valorizar a dança.

Inscrições

A ficha de inscrição e o Edital do festival estão disponíveis no site da Prefeitura de Juiz de Fora. Além de preencher a ficha, os participantes deverão enviar registro do espetáculo em DVD, na íntegra e sem edição, junto com cópia da Carteira de Identidade de todos os participantes (inclusive equipe técnica). É necessário ainda documento de liberação da coreografia, emitido pela entidade que representa oficialmente o coreógrafo, ou declaração de autoria, redigida e assinada pelo mesmo. Duas fotos do espetáculo em alta resolução para fins de divulgação e autorização do uso de imagem de todos os participantes também é preciso. No caso das Intervenções Urbanas, o DVD poderá ser substituído por uma descrição do trabalho. Todo o material deverá ser disposto em envelope lacrado e encaminhado, pessoalmente ou via Correios até o dia 10 de março, último dia de inscrição, para Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage – Funalfa, na avenida Barão do Rio Branco, 2.234, Centro.

Uma comissão de seleção, presidida pelo superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, vai avaliar os espetáculos inscritos, considerando os seguintes critérios: cumprimento das disposições estabelecidas em edital, elaboração e desenvolvimento da composição coreográfica/cênica, qualidade técnica e artística dos participantes, coerência entre a proposta e o trabalho apresentado. Após o julgamento serão selecionados:

  •  Mostra de Espetáculos – até 12 propostas

  • Mostra Palco Aberto – até 30 propostas

  • Noite de Coreografias – até 15 minutos por proponente, para o preenchimento do tempo máximo de 2 horas de espetáculo ou 12 trabalhos;

  • Intervenções urbanas – sem limite estipulado