• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Sexta-feira, 16 de abril de 2010, atualizada às 17h23

    2º Festival Nacional de Dança tem programação recheada de exposição, espetáculos e cinema

    Clecius Campos
    Repórter

    Do dia 23 de abril a 1º de maio, ocorre o 2º Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora. Exposição, intervenções artísticas, sessões de cinema, mostras, espetáculos e oficinas recheiam a programação do evento. De acordo com uma das organizadoras do festival, Carú Rezende, o objetivo é possibilitar a troca de experiências entre artistas locais e os grupos de outras cidades e regiões brasileiras.

    "A troca de informações permite que os grupos conheçam as dificuldades e identifiquem soluções para os problemas enfrentados no dia a dia das produções. Essa é também uma forma de mudar o contexto da dança na cidade." Outra razão do festival é a valorização da dança, dos profissionais e dos espetáculos juizforanos.

    Para a edição 2010, 46 trabalhos foram selecionados. Segundo Carú, vários estilos foram contemplados para que o festival fosse o mais diversificado possível. "Conseguimos trazer movimentos folclóricos, urbanos, de dança de salão, contemporâneos e clássicos que na verdade se comunicam." Destaque para as apresentações do cortejo do grupo Mucambos de Raiz Nagô, da dança de rua da Companhia Fusion e a dança de salão do espetáculo A última noite de um bamba.

    A mostra fotográfica Movimentos abre o evento e reúne cerca de 70 trabalhos com olhares de 19 fotógrafos locais sobre o que é a dança, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h, até o dia 2 de maio.

    Nos dias 24 e 25 de abril, será exibido o documentário Arquitetura do Corpo, com direção do juizforano Marcos Pimentel, antecedendo as sessões da produção americana Nine, de Rob Marshall. As sessões acontecem no CineArte Palace. Ao longo dos dias ocorrem a Mostra de Espetáculos, com apresentações de longa duração; a Mostra Palco Aberto, com a encenação de coreografias curtas; as Intervenções Artísticas, em diferentes espaços abertos da cidade, além de três espetáculos convidados.

    Quem quiser assistir às apresentações da Mostra de Espetáculos e aos espetáculos convidados pode retirar o convite na sede da Funalfa, em troca de um livro em bom estado ou um quilo de alimento não perecível, exceto sal e fubá. Serão distribuídos dois convites por pessoa. No dia 22 de abril, uma festa de abertura, com edição especial da Quitanda Cultural, ocorre a partir das 22 horas.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.