Terça-feira, 17 de agosto de 2010, atualizada às 17h

4º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora tem 27 espetáculos confirmados 

Da Redação

Vinte e sete montagens teatrais já estão confirmadas para o 4º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, que começa no dia 30 de agosto, e segue até 7 de setembro. A maratona de artes cênicas terá três espetáculos convidados de renome nacional, 14 montagens na mostra competitiva, duas peças locais no Circuito Off, oito intervenções artísticas, além da Mostra de Curtas Performances, organizada pelo Espaço Mezcla. A Mostra de Curtas Performances ainda está com a programação em aberto e isso pode aumentar o número de espetáculos a serem apresentados.

Durante nove dias de programação intensa, o público poderá conferir um panorama do que tem sido produzido na cena teatral brasileira e terá acesso, ainda, a um seminário e cinco oficinas de formação. As aulas são gratuitas e têm número limitado de vagas. Os interessados devem se inscrever a partir desta semana, entre 19 e 25 de agosto, na sede da Funalfa, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A abertura do evento será feita com a peça "Simplesmente Eu, Clarice Lispector" (foto acima), na segunda-feira, 30, às 20h, no Cine-Theatro Central. Visto por mais de 60.500 pessoas, o espetáculo, estrelado por Beth Goulart, recebeu o Prêmio Shell 2009 de melhor atriz e o Prêmio Associação de Produtores do Rio de Janeiro 2010 de melhor atriz protagonista. A peça conta a história de quatro mulheres incluídas na escrita de Clarice. Joana é inquieta e criativa, Ana tem sua rotina quebrada ao se impressionar com um homem cego que masca chicletes. Lóri é uma professora primária prestes a descobrir o amor. Há ainda uma quarta mulher, sem nome, que mergulha na liberdade ao passear por Copacabana.

A Comédia da Esposa Muda As Criadas Cade Kika

O festival adotou o tema "Máscaras", que será abordado em uma mostra no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), contando as origens e a importância do acessório na representação teatral. A abertura ocorre no dia 31, às 19h. Haverá também uma festa de confraternização entre artistas, organizadores e público, nos moldes dos tradicionais bailes de máscaras, no dia 6 de setembro, na Estação Cultural Estúdio de Danças Silvana Marques, a partir das 23h.

Artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Minas Gerais vão movimentar a cidade na mostra competitiva, que distribuirá troféus para as categorias adulta (incluindo espetáculos de rua) e infantil, nos seguintes itens: espetáculo, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenário, figurino, iluminação, trilha sonora e júri popular. Haverá ainda o Prêmio Destaque, que pode ser individual ou coletivo.

O 4º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora terá apresentações em espaços fechados e praças públicas. O acesso às peças em teatros e casas de cultura – inclusive para a abertura – será feito mediante apresentação de ingressos, que devem ser trocados por livros de literatura em bom estado, na sede da Funalfa, no Parque Halfeld, a partir do dia 26. O plantão de troca será mantido durante todo o festival, das 9h às 17h, enquanto houver disponibilidade. Cada pessoa poderá retirar até quatro ingressos por espetáculo e os livros arrecadados serão doados para bibliotecas comunitárias.

Saiba mais sobre os espetáculos

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken