Segunda-feira, 29 de abril de 2013, atualizada às 18h20

Blitz do Idoso visita órgãos públicos para verificar atendimento prioritário

Cintia Charlene
*Colaboração
comissao idosos

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira, 29 de abril, a primeira Blitz do Idoso, coordenada pela Comissão Permanente do Idoso. Foram fiscalizados órgãos públicos, Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal, JF Informação, PAM Marechal e a unidade do INSS da rua Santo Antônio.

'O objetivo dessa blitz é fazer um trabalho de conscientização, um trabalho didático-pedagógico, mostrando não só ao idoso quais são os seus direitos, mas a todos os cidadãos, o respeito que eles devem ter para com os idosos. Já que eles deram uma grande contribuição durante toda a sua vida na formação, de sua família, da sociedade. Pretendemos conscientizar, informar e orientar', explica a vereadora Ana Rossignoli (PDT), membro da comissão. 

Segundo o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos, o vereador Isauro Calais (PMN), além de cobrar o cumprimento das leis e alertar para o cumprimento ao decreto 11.342/2012, que entra em vigor em setembro e que traz novas exigências para o atendimento aos idosos. 'A blitz surgiu de uma sugestão de membros da comissão, e o foco neste primeiro momento é orientar. Em um segundo momento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Atividades Urbanas [SAU], vai notificar e, depois, obviamente, virá a penalidade. O que nós queremos é que o idoso, com mais de 60 anos seja prioridade efetiva no nosso município, não só na lei e na fala, mas também nos atos. Nós queremos que o comércio, o prestador de serviço, cumpra o que determina a lei. Queremos melhorar a vida da cidade para receber e atender aos idosos, só assim nós estaremos paulatinamente preparando a cidade para que o envelhecimento seja saúdavel, feliz e confortável.'

A ação foi acompanhada pelos vereadores integrantes da comissão da Câmara Municipal, Isauro Calais, Ana Rossignoli, Vagner de Oliveira, e ainda por representantes da Associação de Apoio Comunitário (AMAC), da Prefeitura Municipal, do Conselho do Idoso, da Secretaria de Atividades Urbanas(SAU), Secretaria de Saúde (SS), Secretaria de Educação (SE), Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e Guarda Municipal. Além disso, representantes do Colégio Santa Catarina acompanharam a blitz pelos espaços públicos e destacaram a importância de participarem .'Fazemos parte do Voluntariado Jovem, desenvolvemos várias atividades com os idosos do Abrigo Santa Helena e do Creas Santa Rita. Para nós, é muito importante acompanhar este trabalho, saber do que se trata, como os idosos são tratados nestes lugares, já que nós seremos os idosos de amanhã', ressalta a estudante Letícia Dias Silva.

Em cada local visitado, a comissão irá entregar uma cópia do catalágo de leis municipais. No JF informação foi verificado que existem quatro guichês destinados ao atendimento prioritário a idosos. Desses, um é destinado a atendimentos rápidos, como pedido de informações, calcúlos do IPTU, pedido de formulários, entre outras coisas. Os demais são destinados a protocolar documentos. Em relação à expectativa, a vereadora conta. 'Estamos sendo muito bem recebidos. Começamos a fazer nossa fiscalização pedagógica dentro de casa, no Centro de Atenção ao Cidadão, que atende um número maior de idosos. Estamos começando a fazer nosso trabalho exatamente nas repartições públicas para ver se o cumprimento dessas leis estão sendo exercidos.' A comissão é composta por 18 pessoas e a próxima blitz ocorrerá no dia 24 de julho, com foco em espaços como bancos e comércios da cidade.


ACESSA.com - Blitz do Idoso visita org?os p?blicos para verificar atendimento