Disk den?ncia de JF recebe 461 den?ncias em dois anos N?mero em Minas Gerais totaliza 30 mil notifica?es.
S? em Uberl?ndia foram sete mil em um ano


Thiago Werneck
Colabora??o*
18/05/2007

Apesar do disk den?ncia, em Juiz de Fora, ter recebido 385 den?ncias de casos de viol?ncia sexual e mais de 70 de neglig?ncia, maus tratos e trabalho infantil, esse n?mero ? baixo se comparado com de outras cidades do estado. Em Uberl?ndia, s? em 2006, cerca de sete mil casos foram denunciados. Em toda Minas Gerais, em um ano, foram 30 mil notifica?es.

N?mero que poderia ser maior, caso a maioria cidades do estado n?o estivesse fora das estat?sticas. No total, 563 munic?pios, incluindo Belo Horizonte, n?o repassaram seus os dados para o sistema de informa?es do Minist?rio da Justi?a. O alto n?mero anima alguns especialista que acreditam ser esse um sinal de que a popula??o est? cada vez mais atenta e n?o aceitando a explora??o sexual.

As estat?sticas apontam que nesses dois anos aconteceram 206 casos de abuso contra adolescentes e 179 contra crian?as. Em 76% dos casos a viol?ncia foi contra meninas. Todos esses dados s?o frutos do Programa de Combate ? Explora??o Sexual de Crian?as e Adolescentes (Procesca) lan?ado em maio de 2005 pela prefeitura.

Em Juiz de Fora, o n?mero para den?ncias ? o 0800-283-7991. Para lembrar o Dia Nacional de Combate ? Viol?ncia Sexual de Crian?as e Adolescentes, a AMAC distribuiu cerca de tr?s mil materiais de conscientiza??o incentivando a den?ncia do crime atrav?s de camisas, cartilhas, pulseiras e CD's. O destaque da programa??o foi o lan?amento, nessa sexta-feira, dia 18 de maio, na Pra?a Ant?nio Carlos, da cartilha "Aprendendo a dizer N?o!" e do rap "Diga N?o!", que fazem alus?o ao tema.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora