Sexta-feira, 28 de setembro de 2012, atualizada às 15h40

Mistura de samba e rap vai invadir o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas neste sábado

Nathália Carvalho
Repórter

O próximo encontro promovido pelo Circuito Música da Cidade traz a mistura de diversos ritmos brasileiros para o palco da Sala de Encenação Flávio Márcio do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) neste sábado, 29 de setembro. A dupla belo-horizontina Dokttor Bhu & Shabê divide a cena com o carioca radicado em Juiz de Fora, Carlos Fernando Cunha. O show ocorre às 20h, com entrada gratuita. A iniciativa é da Cooperativa da Música de Minas Gerais (Comum) com o apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Em sua quarta edição, o Circuito Música da Cidade segue até dia 8 de dezembro.

Para celebrar o encontro, Cunha conta que irá apresentar as faixas do CD de estreia, Zeroquarenta, além de composições cuja influência vem diretamente de seu apreço pela obra de nomes mineiros e fluminenses, como Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Vinícius de Moraes e João do Rio. Ele se apresenta ao lado de Fabrício Nogueira (cavaquinho), Lula Ricardo (baixo), Caetano Brasil (sopros), Ângelo Goulart (bateria), Daniel Manganelli (pandeiro), Jansen Narciso (percussão) e Roger Resende (violão). "Teremos ainda algumas surpresas no show e vamos contar com a participação especial dos meus amigos Danniel Goulart, Dudu Costa e Fernando Batista", conta.

Para aquecer a mistura, o duo Dokttor Bhu & Shabê traz um pouco de literatura, cinema e as próprias vivências no cotidiano urbano na poesia do hip-hop e do groove do funk setentista. Trilhando por uma sonoridade dançante, os rappers fazem um som que não se prende apenas à crítica social, mas com consciência e refrão marcante. "Já ensaiamos juntos e acho que o público vai gostar do resultado final. As origens nas nossas músicas são as mesmas, baseadas na cultura e tradição afro", comenta Cunha.

Carlos Fernando Cunha Dokttor Bhu & Shabê

Os músicos

Com o álbum de estreia lançado em novembro de 2011, Carlos Fernando Cunha reúne no palco vários ritmos musicais brasileiros, mas, é no samba que o compositor e músico se encontra. Suas composições retratam o cotidiano e abordam temas como o carnaval, o amor, a religiosidade, o futebol e as cidades de Rio de Janeiro e Juiz de Fora.

Já Dokttor Bhu é músico, ator e produtor musical, fundador do extinto grupo Divisão de Apoio, uma das principais referências do rap mineiro. O companheiro Shabê, antes de se dedicar ao microfone, integrou o grupo Caçadores de Estilo, um dos mais significativos nomes do street dance na capital mineira nos anos de 1990.

ACESSA.com - Mistura de samba e rap vai invadir o CCBM neste s?bado