Cantora Natálie Mendes mostra seu talento para o país no The Voice Brasil

O programa está sendo exibido semanalmente pela Rede Globo. Natálie foi classificada na primeira etapa e agora integra o time do cantor Daniel

Nathália Carvalho
Repórter
19/10/2012
Natálie Mendes

Na carreira dupla de médica e musicista, a cantora Natálie Mendes (foto ao lado) decidiu apostar no lado artístico e conquistou o reconhecimento nacional ao ser uma das selecionadas para participar do programa The Voice Brasil, exibido, atualmente, aos domingos pela Rede Globo. Após ser classificada na primeira etapa do programa, a cantora vive agora a experiência de ser treinada por grandes músicos e garante estar vivendo uma das melhores fases de sua vida. Em entrevista concedida ao Portal ACESSA.com nesta sexta-feira, 19 de outubro, Natálie falou sobre planos para carreira e um pouco da vida pessoal, criando expectativa nos fãs para as próximas emoções que irá viver no The Voice.

Apesar de ter nascido em Araçatuba, interior de São Paulo, a família de Natálie sempre morou na cidade de Santos Dumont. A vinda para Juiz de Fora foi aos 14 anos, com o objetivo de fortalecer os estudos e ingressar na Faculdade de Medicina, curso concluído há dois anos. Atualmente, ela trabalha como plantonista emergencista em cidades próximas a Juiz de Fora. Já a paixão pela música veio ainda cedo, aos 12 anos, quando ela ganhou um teclado da mãe. "Canto desde a infância, sempre brinquei de ter banda e o chuveiro era o meu melhor microfone. Aos poucos, aprendi a tocar sozinha as músicas que eu gostava e, por vezes, arriscava cantar também", revela. Segundo ela, sempre houve um grande incentivo da família. "Minha mãe gostava e mostrava para suas amigas e vizinhos. Tomei gosto pela coisa e não parei mais", diz.

A primeira participação em uma banda foi durante a adolescência, no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora. Ela lembra que entrou como vocalista de uma banda já existente, que havia conhecido durante a participação de diversas turmas em um projeto teatral. "Todos éramos alunos do colégio e tínhamos entre 14 e 15 anos. Já em 1998, formamos a banda FreeFall, da qual fiz parte durante dez anos." Atualmente, ela faz carreira solo com o guitarrista Guto Gibson. Sobre as influências artísticas, ela comenta sempre ter procurado seguir a linha do pop rock nacional e internacional, "o que nunca me impediu de acrescentar ao repertório canções de outros estilos."

A participação no The Voice Brasil

The Vouce BrasilO The Voice Brasil, programa que tem o objetivo de buscar a nova "voz" da música brasileira, reúne quatro músicos que estão escalados para treinar seus times, compostos por 12 pessoas. Carlinhos Brown, Lulu Santos, Cláudia Leitte e Daniel têm a missão de escolher o grupo "às cegas" a partir de apresentações individuais que estão sendo exibidas desde o dia 23 de setembro na Globo. A partir daí, o programa passa a apresentar uma série de "batalhas". "Cada técnico formará seis duplas com os 12 participantes de seu time. Eles subirão juntos ao palco para cantar a mesma música", conta Natálie. Na continuidade, o público decide quem fica e quem sai do programa e a final ocorre em dezembro. O vencedor leva o prêmio de R$ 500 mil e um contrato com a gravadora Universal Music.

E foi durante um plantão médico, há alguns meses, que chegou o primeiro contato da médica com o programa. Natálie lembra que a recepcionista do hospital que ela estava trabalhando disse: "tem uma ligação urgente da sua mãe, ela precisa falar com você agora". "Confesso que fiquei assustada", conta. Ao falar ao telefone, a mãe estava afoita dizendo: "Você tem que se inscrever, você tem que se inscrever." E ela não só se inscreveu, como foi selecionada dentro das triagens regionais com audições feitas por todo o Brasil e gravou a primeira etapa do programa, que foi ao ar no dia 7 de outubro.

Durante essa primeira apresentação, Natálie cantou a música Stand by Me, de Jerry Lieber, e Cláudia Leitte e Daniel disputaram para ver quem ficaria com a juiz-forana, que escolheu o time do sertanejo. "Foi um nervosismo e ansiedade antes, durante e após a apresentação." Sobre a escolha, ela ressalta: "Gosto muito da voz do Daniel e o considero um dos melhores cantores do país. Além de ser bastante atencioso e experiente, ele é também uma pessoa acessível, que abre espaço pra qualquer quer discussão dentro do programa."

Natálie Mendes Natálie Mendes

Planos e carreira

Natálie considera a participação no programa uma excelente oportunidade de divulgação do trabalho e pretende investir na carreira a partir de agora. "Estou passando os dias mais felizes da minha vida, com essa oportunidade de divulgar meu trabalho para todo o país. Acho que ganhar o The Voice é muito difícil para todos os participantes, mas vou aproveitar o momento para buscar uma projeção maior." Ela conta, ainda, que já está focando em um trabalho de marketing e propaganda pessoal. "Já tenho uma pessoa que está cuidando dessa parte. Além disso, estou fazendo gravações de músicas em português e pretendo seguir carreira solo", acrescenta.

Durante a participação no programa, que ainda está acontecendo e ela não pode revelar outros detalhes, ela comenta que teve que diminuir dois terços do trabalho como médica para conseguir gravar semanalmente no Rio de Janeiro. E sobre essa conciliação das carreiras, ela acredita que, dependendo da proporção que a artística seguir, será necessário fazer uma escolha. "Sou apaixonada por medicina e por música igualmente. Cada uma me completa de uma forma. Mas, como sempre digo, com o jeitinho mineiro é possível dar conta dos dois. Médica de segunda a sexta e cantora aos fins de semana", brinca.

ACESSA.com - Cantora Nat?lie Mendes mostra o talento no The Voice