• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Sexta-feira, 17 de maio de 2013, atualizada às 16h

    Projeto Som de Domingo irá movimentar a manhã da UFJF


    Da Redação
    apresentacao

    Um domingo diferente. Esse é o propósito central do projeto cultural Som de Domingo, que começa a movimentar o Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) neste dia 19, entre 9h30 e 13h, com uma programação gratuita que abrange atrações para públicos de todas as idades, estreitando os laços entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. O Coral Universitário, regido pelo maestro Guilherme Augusto de Oliveira, se junta à banda infantil Trupicada e ao grupo cover Beatles Forever para levar sua arte à concha acústica da Praça Cívica. Idealizado pelo pró-reitor de Cultura Gerson Guedes, o projeto chega em parceria com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) no mês em que a cidade completa 163 anos.

    Segundo Gerson Guedes, que garante o caráter de continuidade do Som de Domingo em sua gestão, "os desdobramentos e os objetivos dessa ação envolvem a criação de oportunidades, disponibilizando recursos e suporte técnico para que haja o envolvimento dos alunos de vários segmentos da UFJF com o projeto". A ideia é ampliar o formato inicial com oficinas, mostras e apresentações teatrais voltadas para o público que habitualmente circula na Universidade durante os finais de semana, especialmente as crianças que ocupam a Praça Cívica como área de lazer.

    Tradição, brincadeiras e emoção

    Há 47 anos atuando, o Coral Universitário conta com a batuta de Guilherme de Oliveira desde 2011. Com um repertório diversificado, o grupo interpreta desde as harmonias impressionistas de Claude Debussy em Trois Chansons, ao erudito contemporâneo de Rufo Herrera em Suíte Minas adentro, até chegar à ópera rock de Freddie Mercury em Bohemyan Rhapsody, sem deixar de lado o samba do juiz-forano Geraldo Pereira em Sem compromisso.

    Criado em 2007 para atingir o público infantil, o Trupicada traz um espetáculo que integra música, brincadeiras e contação de histórias. Amanda Martins, Beto Grizendi, César Demolinari, Daniel Lovisi, Felipe Tavares, Lívia Gomes, Pedro Crivelari e Victor Rozeni têm um repertório autoral, em que não faltam releituras como Chuva, chuvarada, chuvisco, de Hélio Ziskind, uma das influências do grupo. O estilo vai do frevo ao choro, passando pela moda de viola até chegar ao rock'n roll.

    Lau Aversa (vocal, guitarra e baixo), Francisco Bustamante (vocal, baixo, piano e violão), Antônio Carlos Resende (vocal, guitarra, gaita, baixo e violão) e Gerson Faria (vocal e bateria) são os componentes do Beatles Forever, banda criada em 1981 para dar vazão à paixão pelos Quatro de Liverpool.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.