JF promove programação especial para celebrar o Dia do Idoso

Por

JF promove programa??o especial para celebrar o Dia do Idoso

Juiz de Fora promove programação especial para celebrar o Dia Internacional do Idoso

Data é comemorada na próxima segunda-feira, 1º de outubro. Evento terá oficina, palestra, assistência médica e música

Andréa Moreira
Repórter
28/9/2012

Oficina, palestra, assistência médica e música fazem parte das comemorações do Dia Internacional do Idoso, em Juiz de Fora, que será celebrado na próxima segunda-feira, 1º de outubro. O evento, promovido pela Secretaria de Assistência Social (SAS), tem a participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Idoso/Mulher), do Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora. "O grande diferencial neste evento é que vários parceiros se reuniram para promover atividades direcionadas para os idosos e seus familiares. E o mais importante é que nesta data queremos promover um encontro de gerações, em que as pessoas reconheçam o valor de um idoso," explica a coordenadora do Creas Idoso/Mulher, Arlene Motta.

Entre 8h e 13h, a praça doutor João Penido será o palco de vários eventos, como destaca Arlene. "A primeira atividade do dia será uma aula de ginástica direcionada para os idosos e que será orientada por profissionais." A partir das 10h, haverá uma oficina prática de Tecnologia Assistida, a qual consiste na criação de objetos que auxiliam os idosos na locomoção e nas mais diversas atividades diárias. "Nesta programação, profissionais gabaritados irão ensinar a quem interessar a criação de objetos, como andadores, suporte para talheres, entre outros, tudo confeccionado com material alternativo e barato."

Durante a manhã, também haverá a apresentação do Coral da Associação dos Idosos e prestação de serviços médicos, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. "A equipe de oftalmologia do Hospital Universitário irá fazer exames de catarata, e os idosos que tiverem a comprovação desta patologia serão encaminhados para fazer a cirurgia no HU gratuitamente," afirma Arlene. Todos os eventos são gratuitos.

Mesa temática

Na parte da tarde, a partir das 15h, no teatro Clara Nunes, do Sesc, localizado na avenida Rio Branco, nº 3090, no Centro, ocorre a Mesa Temática que terá como tema Cuidar de Idosos - O Desafio é de Todos!.

A palestra vai contar com a participação do advogado Adauto Evaristo Carlos, do Creas Idoso/Mulher, da enfermeira Cristina Domingos de Oliveira, da assistente social com especialização em Geriatria e Gerontologia Maria Piedade Oliveira, além do médico neuropsicogeriatra Sérgio Fonseca, do Departamento Saúde Mental (DSME) e da médica geriatra Stela Maria Bittencourt Camilo, do Departamento de Saúde do Idoso (DSI). A mediação do encontro fica a cargo do assistente social José Anísio Pitico da Silva, do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. "Este debate pretende sensibilizar as pessoas para o envelhecimento da sociedade não só de Juiz de Fora, mas de todo o Brasil. Queremos mostrar que não existem políticas direcionadas para os idosos, mesmo após nove anos de criação do Estatuto do Idoso, que, infelizmente, poucas pessoas conhecem," explica Silva. Este evento é direcionado para o público em geral e a entrada também é gratuita.

Confira a programação completa

  • 8h - Ginástica para idosos - com representantes do Centro de Convivência do Idoso
  • 10h - Oficina de Tecnologia Assistiva - com representantes do Creas Idoso Mulher
  • 11h - Apresentação do coral Recordando em Serenata
  • 15h - Mesa Temática - Cuidar de idosos é desafio de todos! - Abertura com o coral do grupo de idosos do Cras Leste Linhares Renascer para Melhor Idade

Os textos são revisados por Mariana Benicá