Quinta-feira, 3 de abril de 2014, atualizada às 09h04

CCBM apresenta obra de Van Gogh em tamanho real

Quarto em Arles

A partir de uma recriação da obra do famoso pintor holandês Vincent Van Gogh, a instalação artística "O quarto do artista em Arles" permitirá que os visitantes se tornem parte do quadro. A exposição será aberta nesta sexta-feira, 4 de abril, a partir das 20h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), localizado na avenida Getúlio Vargas, 200, Centro. A entrada é gratuita.

Idealizada por Rafael Ski, a instalação ficará exposta até o dia 27 de abril, poderá ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 9 às 21h, e aos sábados e domingos, das 10 às 21h.

A instalação recria o quadro de Van Gogh sob nova perspectiva e em proporções reais, para que as pessoas possam interagir e sentir as sutilezas da obra. Como parte da interação, uma câmera fixada em frente à instalação irá captar fotos dos visitantes, e um software processará a imagem alterada com efeitos que remetem às pinceladas de Van Gogh. O visitante, após posar para a câmera, poderá imprimir a foto/pintura e levar para casa. As imagens também serão exibidas no site do projeto que também abrigará um modelo 3D do "quarto".

O projeto tem como objetivo fazer uma releitura de Van Gogh, promovendo a discussão dos novos rumos da arte em relação ao surgimento de novas mídias, além de mostrar novas possibilidades artísticas, almejando recursos ainda em desenvolvimento. A ideia é fazer com que curiosos e profissionais da área tenham possibilidades de contato e envolvimento com a arte interativa.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora

ACESSA.com - CCBM apresenta obra de Van Gogh em tamanho real