Atividades lúdicas marcam o Dia do Brincar no Museu Mariano Procópio
Repórter
Alegria, descontração e brincadeiras. Despertar a criança que existe em cada adulto e fazer os pequenos vibrarem no embalo das cantigas e da dança. Esta foi a proposta a manhã recreativa que é parte da 4ª Semana Mundial do Brincar, celebrada de 25 a 31 de maio. Na manhã deste sábado, 24 de maio, crianças e adultos se divertiram no parque do Museu Mariano Procópio, vivenciando a arte que é também considerada parte do crescimento humano.
Durante a atividade, foram oferecidas Oficina de suco verde, Brincadeiras com pião, cordas, argila, brincadeiras de circo, roda e contação de histórias. A aposentada Maria Aparecida Canal se surpreendeu ao levar os dois netos para visitarem o parque. "Não sabíamos que estava acontecendo, é muito bom. Fiquei encantada com esta atitude. As crianças não participam mais das brincadeiras. Ficam na TV, no computador e esta é uma oportunidade maravilhosa de se interagirem", conclui.
- Escritor de Juiz de Fora lança livro infantil
- Joãozinho da Percussão é a atração do Música no Parque deste domingo
O grupo Meleka de Jacaré, do Rio de Janeiro foi uma das atrações do evento. Numa proposta que envolve música, circo e teatro, a artista Úrsula Brando encanta o público com a alegria e espontaneidade. "Sempre quisemos participar deste evento. É uma honra a importância deste brincar. É uma grande oportunidade de pais e filhos brincarem juntos. É maravilhoso o olhar de cada um e é sempre uma surpresa. Colocamos as crianças em cena e é uma grande comunhão", afirma.
A Semana do Brincar é uma proposta do grupo Aliança pela Infância. A ideia é provocar em pais e educadores a importância da brincadeira no aprendizado lúdico da criança. "Essas capacidades vão sendo enfraquecidas e esquecidas, diante da aceleração dos ritmos da vida, do consumo exacerbado e dos objetos que a cada dia se fazem mais plenos de regras e usos, inibindo possíveis diálogos com a imaginação das crianças", informa o texto do projeto.
A rede surgiu em 1997, na Inglaterra, a partir da preocupação de um grupo de pessoas com a situação da infância no mundo contemporâneo: a falta de espaços para brincar, o consumo desenfreado, a pressão escolar precoce, entre outros desafios. No Brasil, seu trabalho surgiu em 2001, em São Paulo. Hoje são 20 núcleos pelo país.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!