Crescimento profissional

Por

Elizabeth Soares 10/10/07

Voc? quer crescer profissionalmente?
Ent?o, tome a iniciativa

Muita gente espera que algo especial lhes aconte?a ou que algu?m ofere?a caminhos para tornar suas vidas melhores. Entretanto, os profissionais bem-sucedidos ousam quebrar a cren?a de que "minha origem e minhas condi?es atuais ? que determinam amplamente o que sou e o que serei".

Apesar de se lembrarem como seus av?s agiam, como seus pais os puniam ou at? humilhavam e mesmo que tenham hoje um chefe intolerante, os profissionais desejados pelo mercado de trabalho se diferenciam dos demais porque aprendem a decidir, dentro de si mesmos, como os fatos externos ir?o afetar as suas emo?es e a sua vida.

Assumir a responsabilidade pelas pr?prias rea?es ? um dos fatores que mais distingue uma pessoa ativa da passiva. ? vis?vel a diferen?a entre quem exerce a iniciativa para quem n?o a exerce. Tomar a iniciativa n?o significa ser abusado, desagrad?vel ou agressivo, e sim reconhecer a responsabilidade de fazer com que as coisas aconte?am.

Voc? quer crescer profissionalmente? Ent?o, escolha assumir uma atitude proativa. Busque o auto-conhecimento: fa?a um mapeamento de seus pontos fortes e suas fraquezas. Estude o ramo de neg?cios em que voc? trabalha e os problemas que ele enfrenta. Aperfei?oe-se e mostre como suas habilidades podem ajudar sua equipe, seu setor de trabalho e sua empresa. As oportunidades e o crescimento est?o reservados para os profissionais ativos. Venda solu?es ao inv?s de, insistentemente, s? apresentar os problemas.

Caso voc? ainda se perceba como um profissional que espera pelos outros para que as coisas se resolvam, experimente praticar sua capacidade de encontrar recursos e propor solu?es. Acredite que a proatividade faz parte da natureza humana e, mesmo que seus "m?sculos da proatividade" estejam adormecidos e relaxados, eles existem.

Diante do desejo profissional que voc? tem em mente hoje, experimente responder as seguintes perguntas: O que posso fazer? Qual ? a iniciativa que posso tomar? Este ? um exerc?cio de auto-conscientiza??o proativa. Recuse o papel de v?tima e assuma ser o agente de sua pr?pria carreira. Fa?a suas escolhas.

Cheque sua linguagem. O modo como falamos ? um bom indicador para avaliarmos nossa postura proativa:

Linguagem reativa: Linguagem proativa:
N?o h? nada que eu possa fazer. Vamos procurar alternativas.
Sou assim e pronto. Posso tomar outra atitude.
Ela me deixa louco. Posso controlar meus sentimentos.
Eles nunca v?o aceitar isso. Vou buscar uma apresenta??o eficaz.
Tenho de fazer isso. Preciso achar a resposta apropriada.
N?o posso. Eu escolho.
Eu preciso. Eu prefiro.
Ah, se eu pudesse... Eu vou fazer.
Leia tamb?m:
  • 25 dicas para voc? ser desejado pelo mercado.
    Especial Voc? S/A - Ed. Abril - 2006
  • Os 7 h?bitos das pessoas altamente eficazes
    Stephen Covey - Ed. Seller - 2006

Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com