• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Terça-feira, 5 de agosto de 2014, atualizada às 17h40

    Oficinas do Foto 14 estão com inscrições abertas


    A mostra Foto 14 está com inscrições abertas para três oficinas que ocorrem durante o evento. Os interessados devem comparecer de 9h às 12h e das 14h às 18h à Funalfa, localizada na avenida Barão do Rio Branco nª 2.234, Centro, e preencher a ficha de inscrição. As oficinas serão gratuitas.
    Este ano, as oficinas abordam as seguintes temáticas Introdução à Fotografia Alternativa e Prática de Cianotipia, ministrada por Fábio Giorgi, Iniciação à Arte Fotográfica, com Aelson Amaral e Uma luz, um Sentimento, orientada por Sérgio Neumann.

    Introdução à Fotografia Alternativa e Prática de Cianotipia, com Fábio Giorgi

    Abordará conceitos e processos de fotografia alternativa, cianotipia, preparo de soluções e sensibilização de papeis, e produção de imagens. Serão oferecidas dez vagas e não há pré-requisito para participação. Para desenvolver o trabalho, o aluno deverá levar uma placa de MDF tamanho A4; uma placa de vidro transparente de 4mm, tamanho A4; uma trincha média; e papeis com gramatura igual ou superior a 250g.

    Fábio Giorgi, ministrante da oficina, desde 2006 se dedica à pesquisa e à prática de processos fotográficos históricos e alternativos. Explora possibilidades de criação de imagens fotográficas de forma artesanal, trabalhando com as técnicas desenvolvidas ainda no século 19 e as ferramentas digitais de hoje. O fotógrafo também participará do "Foto 14", com a exposição "Orgânico 2".

    Os encontros acontecerão nos dias 15 e 16, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Espaço Manufato (Rua Fonseca Hermes, 57 – Centro).

    Iniciação à Arte Fotográfica, com Aelson Amaral

    O juiz-forano Aelson Amaral oferecerá uma oficina para iniciantes, amadores e amantes da arte fotográfica. São 15 vagas para interessados em iniciar os estudos na área. Serão abordados temas como história da fotografia e olhar fotográfico, mesclando teoria e prática, e ensinando técnicas de composição de imagens e manuseio do equipamento.

    Aelson trabalha como fotógrafo há 26 anos, abrangendo as áreas de publicidade, eventos, feiras, decoração, gastronomia, fotojornalismo e documental. Em sua carreira, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Também editou livros, como "Os Bondes em Juiz de Fora – Minas – Imagens Eternas", realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes (2010), da Prefeitura de Juiz de Fora. No "Foto 14", Aelson foi um dos ganhadores do 3º Prêmio Funalfa de Fotografia, com a exposição "Dans le Vent". Participará, ainda, da coletiva "Olhe pra mim".

    A oficina acontecerá na videoteca do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM - Avenida Getúlio Vargas, 200, Centro), no dia 22, das 18 às 21 horas, e nos dias 23 e 24, das 15 às 19 horas.

    Uma luz, um sentimento, com Sérgio Neumann

    O objetivo desta oficina é fazer com que o aluno adquira conhecimento para identificar diferentes fontes de iluminação. Nas aulas serão ensinadas técnicas de retratar pessoas, explorando os sentimentos, e como fazer iluminação com uma única fonte de luz. São 14 vagas oferecidas. Para participar é necessário ter conhecimento das técnicas básicas de fotografia e ter máquina fotográfica digital, com controle manual e entrada para flash de estúdio.

    Sérgio é fotógrafo e professor. Foi organizador da terceira edição do "Álbum do Município de Juiz de Fora – 1915", de Albino Esteves. Já participou de outras edições do evento, fazendo o resgate do acervo fotográfico de Nascisse Szimanovisk, em 2012. No mesmo ano fez a curadoria da exposição "Processos Fotográficos Históricos", integrante do "Foto 12", e, em 2013, foi responsável pela curadoria da mostra "Hameleto Fellet", parte da programação do Foto 13. Este ano, faz parte da equipe curadora do Tributo a Antônio Olavo Cerezo, além de ter conquistado o 3º Prêmio Funalfa de Fotografia, com a mostra "Essentia".

    As aulas acontecerão do dia 25 de agosto a 4 de setembro, das 14 às 17 horas, no Estúdio Sérgio Neumann (Av. Barão do Rio Branco, 1.495 - 1º andar).

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.