Exposição no CCBM resgata elementos da tradicional Festa do Divino

Uma exposição que busca promover um novo olhar sobre uma das festas mais tradicionais do catolicismo popular, o culto ao Espírito Santo será aberta nesta quarta-feira, 12, às 14 horas, na Galeria Heitor de Alencar do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Aberto ao público em geral, o projeto "festadodivino.com.outroolhar", da filósofa clínica e artista plástica Marilda Hill Maestrini, espera levar centenas de crianças e adolescentes a visitar o local.
Por meio da pintura, instalação, música e contação de história, a proposta é oferecer um reconhecimento da Festa do Divino tradicional, destacando elementos que remetem à brasilidade. Para apoiar a repaginação da memória histórica e estética, a artista plástica tem apoio do músico Leandro Gouvêa e da contadora de história Luciane Garrido.
Mediante agendamento prévio, o casal receberá os estudantes, em grupos de 30 pessoas em média, para contar a tradição da Festa do Divino e apresentar músicas que remetem ao festejo. Já estão agendadas cinco escolas, totalizando em torno de 150 estudantes. Ainda há vagas, e a marcação pode ser feita pelo telefone 3690-7051. A atividade é inteiramente gratuita.
Marilda Hill Maestrini antecipa que na exposição haverá um quadro cujo objetivo é promover a reflexão dos visitantes. "Trata-se de uma obra aberta, pintada em preto e branco, que deve ser interpretada pelos estudantes. Não gosto de me prender apenas à esfera acadêmica, quero desafiar o visitante a pensar".
A mostra "festadodivino.com.outroolhar" pode ser visitada gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 9 às 21h, e aos sábados e domingos, das 10 às 18h.