Quarta-feira, 3 de junho de 2015, atualizada às 13h42

UFJF cancela Festival de Música Colonial por tempo indeterminado

ufjf

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou através de nota oficial que o 26° Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga foi cancelado por tempo indeterminado. Os principais motivos que impedem a realização, segundo a instituição, é a greve dos técnicos-administrativos e o impasse entre universidade e família Sousa Santos. Os cortes orçamentários causaram a readequação do quadro de músico, resultando no cancelamento da apresentação da Orquestra Barroca.

Esta seria a quarta edição que a UFJF realizaria o festival junto ao Centro Cultural Pró-Música, que se encontrava em processo de incorporação à universidade. Conforme nota divulgada nesta quarta-feira, 3 de junho, desde novembro de 2014 a instituição esteve atuando em prol da realização do festival.

Mas, apesar de terem os patrocínios assegurados, os cortes orçamentários impossibilitaram a manutenção integral do evento, sendo necessários readequações na programação original do festival. A alteração previa uma redução no número de integrantes da Orquestra Barroca. No entanto, a medida foi rejeitada pela família Souza Santos, já que o repertório teria que ser alterado por conta do número de músicos. Como consequência, foi cancelada a participação da Orquestra no festival.

Apesar do cancelamento da participação da orquestra, a UFJF comprometeu-se realizar o festival em tamanho mais reduzido. No entanto, diante da deflagração da greve dos servidores técnico-administrativos, o Centro Cultural Pró-Música e a Pró-Reitoria de Cultura optaram por cancelar a 26ª edição, por tempo indeterminado.

De acordo com nota oficial, a decisão foi tomada devido a impossibilidade de realização com evento sem a infraestrutura necessária, como o Restaurante Universitário, serviços de transporte da UFJF e servidores para recepcionar os professores e artistas convidados em cidades próximas e aeroportos, bem como dos serviços estruturais e operacionais desempenhados pelos mesmos.


Com informações da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.