Quarta-feira, 14 de outubro de 2009, atualizada às 13h

Padarias irão auxiliar na reciclagem do óleo vegetal

Pablo Cordeiro
*Colaboração

A partir da próxima semana, as padarias da cidade serão uma importante ferramenta na reciclagem do óleo vegetal. O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora (Sindipan/JF) fechou parceria com uma empresa especializada em reciclagem e reutilização do material. Os estabelecimentos serão pontos de despejo do óleo vegetal já utilizado.

Segundo o presidente do Sindipan, Heveraldo Lima de Castro, a iniciativa tem o objetivo de despoluir o meio ambiente e conscientizar a população sobre o destino correto do produto. "As padarias que tiverem interesse irão receber um galão de 30 litros para que a pessoa deposite o óleo utilizado. Semanalmente, ou dependendo da demanda, a empresa recolhe o material e leva para reciclagem", explica.

O óleo recolhido passará por um processo de pré-depuração para virar um subproduto, que será encaminhado para diversas indústrias, como a de sabão e a detergente. "Já utilizo um galão deste em minha padaria. Mas não como recipiente para o público. Espero que com a nova medida possamos auxiliar na despoluição do meio ambiente e na conscientização popular", destaca Heveraldo. Os proprietários de padarias não terão custo com o galão, que poderá ser solicitado através do telefone do Sindicato (32) 3223-8557.

O óleo compromete a qualidade da água, diminuindo a oxigenação e iluminação dos rios, fato que prejudica a vida no local. A decomposição do óleo emite metano na atmosfera, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global. Em contato com a água do mar, o resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano, provocando também, a morte de animais e da flora marítima.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes