• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quarta-feira, 4 de novembro de 2020, atualizada às 9h10

    Forum da Cultura inaugura exposição virtual no mês da Consciência Negra

    Da redação

    Em comemoração ao Dia da Consciência Negra - 20 de novembro, o Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instalado no Forum da Cultura, preparou uma programação especial para todo o mês de novembro: a mostra Mitologia Yorùbá.

    A data, escolhida como referência a um dos maiores líderes antiescravagismo no país, Zumbi dos Palmares, propõe reflexão sobre a contribuição do povo e da cultura africana na construção do Brasil e na formação do povo brasileiro.

    Composta inteiramente por peças do acervo do museu, a exposição propõe revisitar a mitologia Yorùbá a partir de peças artesanais originárias de Bahia, Pernambuco e Juiz de Fora. Feitas com materiais variados, predominando a cerâmica policromada, o metal e o gesso pintado, essas obras, de tamanhos que variam entre sete e 43 centímetros, representam divindades africanas que serviram de inspiração ao conjunto de crenças que deu origem ao Candomblé. "A mitologia Yorùbá é baseada na vida em harmonia e em comunidade. Não há separação entre homens e animais, que inclusive agem como humanos. A solidariedade e a prosperidade vêm do trabalho no campo. Também é importante o culto à ancestralidade, por isso louva-se a continuidade da vida, por meio da figura feminina. Nessa mitologia, os humanos também vieram do barro. Como nos mitos gregos, divindades e mortais são igualmente suscetíveis às incertezas. Não existe o “mal”, mas existem consequências para aqueles que desequilibram a harmonia. Olorum, o ser supremo, governava o Orun (que equivale ao céu), enquanto Olokun é a grande mãe e guardiã das memórias ancestrais".

                                       

    A mostra será inteiramente virtual e poderá ser acompanhada nas redes sociais Forum da Cultura. As publicações serão feitas às segundas, quartas e sextas, às 12h. A programação vai até o dia 30 de novembro.

    Fotos: Divulgação

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.