Mostra resgata a hist?ria da Banda Daki Reviver o Carnaval re?ne 150 fotos e evidencia a criatividade e a alegria dos foli?es que acompanham o bloco nesses 37 anos de exist?ncia

Daniele Gruppi
Rep?rter
19/02/2009

Para quem n?o gosta de brincar Carnaval, mas se diverte ao ver os foli?es curtindo a festa, uma dica ? conferir a exposi??o Reviver o Carnaval. Trata-se da reuni?o de flashes de um dos blocos mais tradicionais de Juiz de Fora, a Banda Daki.

Segundo o organizador da exposi??o e da Banda Daki, Jos? Carlos Passos, a proposta ? mostrar a criatividade e a alegria dos foli?es, resgatando a hist?ria da Banda. "Tem fotos interessantes e divertidas."

Jos? Carlos afirma que cada estande da mostra re?ne fotografias de um per?odo de dez anos. "H? fotos desde o ano da cria??o do bloco, em 1972, todas em preto e branco." Esta ? a quarta exposi??o que o organizador promove. "A primeira vez foi em 1992, quando a Banda Daki completou 20 anos. Depois, fizemos novamente nos 25 anos do bloco e no ano passado."

Ele conta que os coment?rios dos juizforanos s?o positivos. "Tem sempre uma pessoa que fala que se divertiu ao ver um amigo, um parente ou o pai nas imagens." Al?m das fotos, h? o primeiro livro de ouro, com a rela??o de fundos arrecadados para realizar o bloco, e a primeira bandeira da Banda Daki.

Foto da foto que est? na exposi??o Foto da foto que est? na exposi??o Foto da foto que est? na exposi??o
Hist?ria do bloco

A Banda Daki nasceu em 1972 da reuni?o de uma turma de amigos do bairro S?o Roque. Eles sentiam falta de uma programa??o diurna para o s?bado de Carnaval. Eles resolveram se juntar com fantasias e muito bom humor para fazer gra?a pelas ruas da cidade.

Fundaram o bloco S?o Roque, mas como o n?mero de adeptos crescia, os organizadores entenderam que o bloco deveria ser da cidade e n?o apenas da turma de S?o Roque. Em 1974, mudaram o nome para Banda Daki.

Foto da foto que est? na exposi??o Foto da foto que est? na exposi??o Foto da foto que est? na exposi??o

Jos? Carlos contribui com a organiza??o e a angaria??o de fundos para o bloco desde 1979, sendo considerado o grande entusiasta da festa. Ele afirma que o seu objetivo ? manter a tradi??o.

Banda Daki em 2009

A Banda Daki vai sair no s?bado, dia 21 de fevereiro. De acordo com Jos? Carlos, a concentra??o para o bloco come?a ?s 10h, na avenida dos Andradas. ?s 12h30, quando o prefeito entregar a chave da cidade ao Rei Momo, Fabr?cio Scorallick, e ? rainha do Carnaval, Grazielle dos Santos, o bloco sai pela avenida Rio Branco, na pista central, em dire??o ? Catedral.

Dois trios el?tricos, al?m da banda Realce, v?o animar os foli?es. As marchinhas carnavalescas dar?o o tom da festa. Os foli?es v?o brincar ao som de Mam?e eu Quero, Cabeleira do Zez? e Chiquita Bacana.

Foto da foto que est? na exposi??o Foto da foto que est? na exposi??o Foto da foto que est? na exposi??o

Isabelita dos Patins vai marcar presen?a. Ela tamb?m foi a atra??o da Banda Daki em 2008. A expectativa de Jos? Carlos ? de que 70 mil pessoas participem desta festa. Para ele, os juizforanos devem mostrar a criatividade na hora de cair no folia. "Fantasia ? o que se tem em casa e n?o se usa. Todo mundo pode se fantasiar."

A exposi??o Reviver o Carnaval pode ser conferida at? o dia 24 de fevereiro, no Shopping Independ?ncia, durante o hor?rio de funcionamento.