• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos matéria em audio

    Instituto Maria Há 59 anos tornando mais feliz a vida de centenas
    de crianças e famílias de Juiz de Fora

    Tâmara Lis
    03/10/03

    criança brincando num colchonete O Instituto Maria foi fundado, em março de 1944, por Orville Derby Dutra e Aracy de Oliveira Dutra. Os dois faleceram, mas o trabalho não foi interrompido. A filha do casal, Rakel Derby Dutra, assumiu a responsabilidade e, hoje, continua à frente da Instituição.

    No início, Instituto Maria atendia desde crianças recém-nascidas até jovens de 21 anos. Mas foram feitas algumas mudanças e a Instituição passou a funcionar como uma "creche-escola" que atende a 120 crianças com idade entre zero e sete anos filhos de famílias carentes, cujos pais precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos.

    crianças na sala de aula O serviço prestado pelo Instituto Maria é totalmente gratuito e aberto a crianças de toda a cidade, embora grande parte delas venha dos bairros vizinhos como Teixeiras e Dom Bosco.

    Lá as crianças recebem café da manhã, almoço, café da tarde, atendimento médico, odontológico, fonoaudiológico, oftalmológico e podem contar com uma enfermeira em tempo integral. No interior do Instituto também funciona uma escola que prepara as crianças para a alfabetização.

    Algumas fotos para você conhecer melhor o Instituto Maria
    foto do local foto do local foto do local

    foto do local foto do local foto do local

    foto do local foto do local foto do local
    Trabalho voluntário

    Alan Wilian O coordenador de Imagem Institucional, Alan Wilian, conta que a procura dos pais é muito grande e que não é possível atender a todos os pedidos.

    As crianças são selecionadas através de um critério socio-econômico e psico-social. E, em casos especiais, podem ser encaminhadas ao Instituto porque vivem em situação de risco.

    O Instituto Maria é composto por 40 funcionários e 42 voluntários (70% deles universitários) que ajudam na realização das tarefas. E, trabalho é o que não falta para estas pessoas que não se esquecem de nenhum detalhe.

    criança andando num corredor Há uma funcionária, por exemplo, que tem a função de separar os brinquedos recebidos e embrulhá-los para presente.

    Depois, ela pega a lista dos aniversariantes com as professoras para que todas as crianças recebam presentes no dia do aniversário. Este fato se repete também no Natal.

    Uma escolha difícil

    crianças na sala de aula A seleção para definir quais as crianças serão atendidas pelo Instituto acontece nos meses de outubro e novembro, mas os pais podem procurar a Instituição para deixar o nome do seu filho durante todo o ano.

    E não são só as crianças as beneficiadas, não! Aos pais é oferecida a complementação dos estudos, o acompanhamento da assistente social e da psicóloga e assistência odontológica.

    A Instituição vive de doações, realização de eventos, da renda obtida através de um estacionamento de propriedade do Instituto, que dispõe também de um guarda-móveis (para quem já comprou os móveis para se casar e ainda não tem a casa ou para quem se mudou às pressas e precisa de um lugar para deixar os móveis).

    O Instituto Maria também possui um bazar (roupas, móveis e tudo mais que se pode imaginar) e um amplo salão de festas para aluguel.

    foto do local foto do local foto do local

    foto do local foto do local foto do local

    foto do local foto do local foto do local

    Alan faz questão de salientar que o Instituto não recebe nenhuma verba oficial. E aproveita a oportunidade para lamentar a perda de ajudas importantes. "Uma grande perda foi a suspensão do recebimento de doações, através de contas telefônicas pela Telemar. Com esta interrupção do serviço, nós vamos deixar de receber cerca de R$ 3 mil por mês. Como se isto não bastasse, também houve a reformulação na licitação da Prefeitura que suspendeu o fornecimento de leite para a instituição. Isso dificultou muito mais as coisas. Hoje, nossa carência maior é de leite e óleo", reforça.

    Tradição em servir

    logo Instituto Maria O Instituto Maria, que em 2004 completa 60 anos de existência, é reconhecido nacionalmente por seu trabalho prestado às crianças vindas de famílias carentes.

    O Instituto foi classificado como uma das 400 maiores entidades beneficentes do Brasil, pelo Guia de Filantropia, também recebeu o Prêmio Bem Eficiente (1998) e foi incluído no Guia para Fazer o Bem da revista Veja (12/2001) como uma das 430 entidades indicadas para receber contribuições.

    O Instituto Maria está trabalhando agora na realização de um vídeo institucional com a participação da atriz juizforana e colaboradora do Caderno Infantil da ACESSA.com, Lara Rodrigues e do cantor e ex-participante do programa Fama, Kildere.

    A expectativa é que o vídeo ajude a mostrar o trabalho desenvolvido na Instituição e a conseguir mais apoio e doações de indústrias e empresários.

    Mais um pouquinho do Instituto Maria para você
    foto do local foto do local foto do local

    foto do local foto do local foto do local

    foto do local foto do local foto do local
    Como ajudar

    O Instituto Maria está localizado à Rua São Mateus 1001
    Telefone: 3232-2090

    Conta para doação:
    Banco do Brasil
    Conta nº: 6297-9 Agência: 0024-8
    Juiz de Fora-MG

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.