Habilitação e prevenção - o trabalho da Associação dos Cegos em Juiz de Fora
A Associação dos Cegos em Juiz de Fora atua em duas áreas: a de habilitação e reabilitação social do portador de deficiência visual e a de prevenção da cegueira e preservação da vista. O trabalho de reintegração à sociedade inclui atividades que estão divididas em departamentos da associação:
Linguagem Braille
Na Associação dos Cegos o portador de deficiência visual aprende o método de escrita e leitura que lhe permite comunicar-se de maneira eficiente com o mundo. Além de ensinar a linguagem braille, a instituição disponibiliza uma biblioteca com livros didáticos, dicionários e exemplares da literatura brasileira doados por entidades como a Fundação Dorina Nowill para Cegos de São Paulo e do Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. Nessa biblioteca, os portadores de deficiência visual têm acesso a materiais de pré-vestibulares, cursos de idiomas e concursos, impressos numa Impressora Braille que a associação recebeu de uma instituição de cegos da Espanha. Também faz parte do acervo da biblioteca os livros falados, gravados em fitas cassetes.
Locomoção e Mobilidade
Começando pelo espaço onde vive, aos poucos, o portador de deficiência visual adquire a técnica e principalmente confiança para avançar e conquistar os espaços, transitando pelas ruas da cidade com segurança.
Atividade da Vida Diária
A Associação dos Cegos disponibiliza um setor responsável pela preparação do deficiente visual para enfrentar as rotinas do dia-a-dia no lar, trabalho, escola e demais ambientes. Às mulheres são ensinadas atividades relacionadas com os cuidados com a casa, a cozinha, crianças, roupas, etc. Aos homens são ensinados a se barbearem, dar nó na gravata, engraxar sapatos, entre outras atividades.
Artesanato
Além de desenvolver o tato e ser uma excelente terapia ocupacional, o trabalho manual é também um recurso muito útil para a socialização do portador de deficiência visual. A instrutora ensina técnicas para trabalho com argila, papel, linhas, entre outros tantos materiais. As peças produzidas na oficina de artes são vendidas na secretaria da associação e em feiras de artesanato para que são convidados a expor.
Academia de Atletismo e Musculação
Na academia de ginástica que funciona na Associação dos Cegos, o portador de deficiência visual tem a oportunidade de exercitar-se e participar de disputas e competições. Alguns atletas da academia acumulam medalhas e troféus.
Prevenir é o remédio
Além dessas atividades abertas a qualquer portador de deficiência visual que procurar a entidade, a Associação dos Cegos em Juiz de Fora desenvolve um trabalho de prevenção da cegueira. De acordo com dados do IBGE fornecidos pela instituição, existem no Brasil cerca de 24,5 milhões de pessoas - 14,5% da população total - com algum tipo de incapacidade ou deficiência. Desse número, 48,1%, o que eqüivale a 11,8 milhões de pessoas, são portadores de deficiência visual. A mesma pesquisa aponta que 70% dessas deficiências poderiam ser evitadas com programas de prevenção e assistência.
Centro cirúrgico | Consultório médico | Ótica |
Os dados da Associação dos Cegos confirmam essas estimativas: 90% dos deficientes visuais que chegam à instituição, são cegos por falta de prevenção. Para reverter esses números, a associação está sempre desenvolvendo campanhas para a preservação da vista. Além dessas campanhas, funcionam na entidade uma clínica e um bloco cirúrgico especificamente oftalmológico e um centro ótico que oferece assistência total através do Sistema Único de Saúde com exames, consultas e cirurgia.
Clínica oftalmológica | Exame oftalmológico | Enfermaria |
Além disso, há também uma campanha de recolhimento de armações usadas, com caixas coletoras espalhadas por toda a cidade, que são doadas à ótica que funciona na Associação dos Cegos o que barateia bastante o custo dos óculos. À procura desses serviços, por mês, circulam na associação uma média de três mil pessoas.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!