Funda??o Esp?rita Jo?o de Freitas

D?bora Sereno
14/01/04

Grupo de
Fundadores Prestes a completar 70 anos, no dia 22 de fevereiro, a Funda??o Esp?rita Jo?o de Freitas n?o se intimida com a idade. A institui??o - uma entidade sem fins lucrativos - foi crida em 1934, por um grupo de idealistas (foto ao lado) liderado por Ali Halfeld, Epaminondas Braga, Orvile Dutra, entre outros. O objetivo era amparar idosos carentes fornecendo-lhes moradia, alimenta??o, assist?ncia m?dica e medicamentos.

Mais de meio s?culo depois, o atual presidente, Sebasti?o Gomes Ribeiro, reitera: "O nosso objetivo ? fazer da casa, um lugar de tranq?ilidade e reflex?o. Um lugar onde essas pessoas possam fazer uma avalia??o da sua vida".

Atualmente, a casa abriga 77 pessoas, 22 homens e 55 mulheres, entre 60 e 97 anos. E trabalha para que cada um deles tenha uma vida t?o ativa quanto a da pr?pria funda??o.

Resid?ncias

S?o 20 apartamentos e 25 casas, para duas pessoas cada. Nas resid?ncias, os idosos t?m seu pr?prio quarto, uma pequena sala, cozinha e banheiro, o que permite manter a sua privacidade e individualidade. O espa?o da institui??o conta ainda com refeit?rio, sal?o de festas, espa?o de conviv?ncia, enfermaria, salas para oficinas, barbearia, rouparia, lavanderia, jardim e

Frente das casas
Quartos Individuais
Cozinha Privativa


Atendimento na enfermaria

Vanda Rezende Hinhma
Ester Rezende Hinhma
Profissionais e Volunt?rios

Manter tudo isso funcionando em perfeita ordem, n?o ? um trabalho f?cil. S?o mais de trinta funcion?rios entre enfermeiros, cozinheiros, m?dicos, auxiliares, assistente social, e outros.

A institui??o conta ainda com a ajuda de volunt?rios. Para se ter uma id?ia da import?ncia do trabalho deles, em quase toda as ?reas de atua??o da institui??o existe um volunt?rio envolvido. Os trabalhos s?o diversos: organizar oficinas, leitura de jornais, m?dicos, fisioterapeutas...

Vanda Rezende Hinhma (3? foto ao lado, de cima para baixo), trabalha como volunt?ria na casa h? mais de 24 anos. Toda segunda-feira ela visita a institui??o para cortar cabelos, cuidar das unhas e at? depilar os residentes. E ela recebe uma ajuda especial, da filha Ester Rezende Hinham ( 4? foto ao lado, de cima para baixo), de 20 anos. "Alguns dos vov?s da casa viram a minha filha crescer e acompanharam a hist?ria dela", conta Vanda. "E trabalhar aqui ? uma li??o de vida. Aprendo muito com a sabedoria e a experi?ncia de vida deles. ? muito gratificante", acrescenta Vanda.

Recursos

A entidade se mant?m atrav?s de doa?es, do aluguel de alguns im?veis, e de uma pequena contribui??o dos residentes. Os que possuem alguma renda fixa ou familiar, contribuem com uma quantia simb?lica para ajudar com as despesas, mas, normalmente, o total n?o cobre todos os gastos.

Sebasti?o lembra que, apesar de constar no novo Estatuto do Idoso, o direito de todo idoso a receber o valor de um sal?rio m?nimo como pens?o, e o direito das casas de resid?ncia permanente a cobrar alguma contribui??o, o processo pode ser demorado. "J? estamos com um advogado para providenciar o que for preciso. Mas por enquanto, muitos n?o tem condi?es de contribuir com nada." Nestes casos a funda??o arca com todas as despesas: moradia, alimenta??o, limpeza, assist?ncia m?dica, medicamentos...

Como ajudar

A Funda??o Esp?rita Jo?o de Freitas recebe doa?es em forma de dinheiro, roupas, alimentos, medicamentos, entre outros. As doa?es podem ser feitas diretamente no local, na Rua S?o Mateus, 1350.

A entidade mant?m uma conta para receber as doa?es. Anote os dados: BRADESCO - AG 3442-8 - C/C: 4062_2

Clique aqui para ver mais fotos da Funda??o Esp?rita Jo?o de Freitas.