• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Lar do Caminho Entidade completa 23 anos com histórias de abandono e descaso que se transformaram em exemplos de inclusão e amor ao próximo

    Djenane Pimentel
    Repórter
    28/07/2004

    Dona Isabel conta que o Instituto Educacional Allan Kardec surgiu da necessidade de se educar as crianças do Lar da Caminho. A médium explica também a importância de se trabalhar pelo próximo. Clique ao lado

    Ouça o depoimento de Dona Isabel Salomão Ouça o depoimento de Dona Isabel Salomão


    Fachada da sede da entidade Uma obra de luz - assim pode ser definido o Lar do Caminho. Criada há 23 anos, a entidade tem conseguido não só tirar as crianças das ruas, como devolver à sociedade jovens equilibrados e preparados intelectual, social, emocional e espiritualmente. No Lar, é oferecido assistência integral: médico-odontológica, vestuário, alimentação, educação acadêmica, além da espiritual.

    A responsável por toda a obra, Isabel Salomão de Campos, também fundadora do centro espírita A Casa do Caminho, conta que mais de 500 meninos já foram beneficiados. "O nosso objetivo é promover a criança para que ela se torne um cidadão feliz e produtivo, dentro do contexto familiar. Se a família não existir, que ele possa, um dia, constituir sua própria família, baseado nos ensinamentos cristãos recebidos".



    Hoje, o Lar do Caminho abriga 50 meninos, órfãos ou não. Mais que resgatá-los, a entidade oferece a estas crianças uma oportunidade essencial: a de estudar. Todos eles estudam no Instituto Educacional Allan Kardec, uma escola particular, cuja renda é destinada às necessidades mensais da instituição (material escolar, remédios, alimentação, vestuário, impostos, etc).

    A maioria das crianças chegam ao Lar com a média de 4 anos de idade, onde ficam até se formarem, no segundo grau. As crianças que possuem família costumam ir para casa nos fins de semana, férias e feriados. Uma vez por semana, os pais dos meninos são convidados a comparecer ao Culto do Evangelho, no Lar do Caminho. Além disso, também são realizadas festas para as famílias se integrarem mais com os filhos.

    Como tudo começou

    Foto da Dona Isabel ao lado das crianças O Lar do Caminho nasceu durante um momento de felicidade na vida de Isabel. Durante um almoço em família, a médium diz ter recebido a visita de seu mentor espiritual, João de Freitas, que lhe incentivou a sair do conforto de sua casa e abraçar os filhos de outras mães, que não possuíam a mesma sorte, e não tinham o mínimo para sobreviver.

    Após dez meses, Isabel e o marido, Ramiro Monteiro de Campos, se mudaram para a nova casa, e receberam, em dezembro de 1981, o primeiro dos infinitos meninos que já passaram pelo Lar.

    Recursos

    Sem nenhum fim lucrativo, a instituição está sendo mantida, ao longo de todos estes anos, com a ajuda de doações da comunidade, além da realização de vários eventos beneficentes, como festas juninas, churrascos, almoços, feijoadas, etc.

    Como Ajudar

    Se você quer ajudar o Lar do Caminho, é simples: basta ligar para os telefones 3215-0177 ou 3216-9616 e saiba como fazer sua doação. No site www.acasadocaminho.com.br você também encontra mais informações sobre o centro e a entidade.

    30 anos de dedicação

    A comunidade espírita A Casa do Caminho completou, em maio, 30 anos. Funcionando na R. Almirante Barroso, 139 (ao lado, está o Lar do Caminho), o centro é destinado ao estudo da doutrina espírita e à assistência aos necessitados.

    No dia 25 de julho (domingo), aproximadamente 500 "super" cestas básicas foram entregues a famílas carentes da cidade. Segundo Isabel, é assim que se mostra o amor a Deus: trabalhando pelo próximo. "O trabalho alimenta o espírito. É uma benção de Deus poder servir, pois só assim vale a pena viver", finaliza.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.