mat?ria em audio

Lar Infantil Lu?za de Marilac Educa??o infantil misturada com solidariedade

Fernanda Leonel
Rep?rter
06/12/2005

Crian?as Educa??o como forma de inclus?o social. Esse ? o objetivo do Lar Infantil Lu?za de Marilac, institui??o filantr?pica da cidade que atende aproximadamente 90 crian?as de tr?s ? seis anos.

O Lar ? vinculado ao Conselho Central Diocesano da Sociedade S?o Vicente de Paula e funciona em regime de semi-internato. As crian?as chegam ?s 7h30 da manh? e v?o embora ?s 17h.

A escolinha que funciona na parte da manh? ? um conv?nio com a prefeitura. Cinco professoras municipais atendem as turmas do 1?, 2? e 3? per?odo. A prefeitura tamb?m contribui com aproximadamente 30% do necess?rio ? merenda escolar. O restante ? arrecadado pela institui??o.

Crian?as Al?m das aulas normais, as crian?as participam tamb?m de aulas de artes e de educa??o f?sica, que, como destaca a coordenadora da institui??o H?lida Albino s?o as que elas mais adoram. V?rios "passeios" e "excurs?es" tamb?m s?o agendados ao longo do ano, em locais como parques ou museus, por exemplo, para trazer para a realidade dos baixinhos um pouco mais de hist?ria e de ecologia.

A creche funciona no hor?rio da tarde e n?o ? exatamente gratuita. Uma pequena taxa ? cobrada dos pais que precisam deixar seus filhos para trabalhar. Mas quem n?o pode pagar tamb?m tem vez. H? muitas crian?as, cujos pais n?o podem arcar nem com a taxa simb?lica, que est?o matriculadas nas atividades integrais do Lar.

"Temos que cobrar pelo menos um pouquinho. A ajuda que recebemos da sociedade tem diminu?do a cada ano e n?o temos nenhum parceiro que salde todas as nossas d?vidas", explica o tesoureiro da institui??o, Augusto Lutz. Ela destaca que crian?as precisam de muitos cuidados e que o gasto com a institui??o ? grande.

Crian?as Crian?as Crian?as

Crian?as Crian?as Crian?as
Diversidade

Crian?as Para a coordenadora do Lar Infantil Lu?za de Marilac, a diversidade de ra?as e classes e o grande n?mero de crian?as vindas de bairros diferentes para institui??o ? fator que beneficia o crescimento pessoal de cada uma. "Cada crian?a aprende a lidar com a diferen?a em v?rios momentos aqui", destaca.

A explica??o para essa diversidade est? no fato de o Lar funcionar em regime de semi-internato e ainda garantir a educa??o das crian?as, o que pode ser visto como um grande benef?cio para a tamb?m grande diversidade de m?es que trabalham no entorno da institui??o. O Lar recebe crian?as que s?o indicadas por conselhos tutelares, confer?ncias vicentinas ou mesmo que os pais resolvem matricular por conta pr?pria.

O in?cio

Crian?as Tudo come?ou com a boa vontade de uma s? pessoa. Dona Carmelita Melo Ribeiro, uma senhora que pertencia ? Sociedade S?o Vicente de Paula, buscou ajuda e come?ou a oferecer diariamente a Sopa dos Pobres do bairro Cer?mica. Ela pedia legumes no com?rcio local, buscava parceiros para financiar a sopa e encontrava volunt?rios pra cozinhar.

A id?ia, desenvolvida em 1967, acabou crescendo e dando origem a um internato, seis meses depois. O objetivo era abrigar pessoas carentes e oferecer alimenta??o ? elas. De acordo com Augusto Lutz, que est? na institui??o h? mais de 23 anos, "infelizmente o internato acabou se transformando em um dep?sito de crian?as. Sem limite de faixa et?ria e nem obriga?es di?rias pr?-definidas, a id?ia n?o se concretizou".

Fachada do Lar Pouco depois, a enchente do ano de 1978 no Rio Paraibuna, mudou ainda mais o rumo da proposta. Obrigados a sa?rem da sede da Sociedade S?o Vicente de Paula no bairro Cer?mica, eles resolveram encaminhar a outras institui?es todas aquelas crian?as e jovens que precisavam de abrigo integral. Decidiram, ent?o, montar uma creche e uma escola e determinaram a faixa et?ria de atendimento, o que deu origem ? institui??o que desde ent?o foi batizada com o nome de Lar Infantil Lu?za de Marilac (foto ao lado).

Como Ajudar

O Lar Infantil Lu?za de Marilac est? precisando de material de limpeza e de higiene pessoal. Mas de acordo com o tesoureiro da institui??o, Augusto Lutz, todo tipo de ajuda, seja ela material ou humana ? sempre muito bem vinda.

Os interessados podem procurar a institui??o, que fica na rua Mariana Evangelista, 24, no bairro Po?o Rico.

As fotos das crian?as que ilustram a mat?ria foram autorizadas, para veicula??o no Portal ACESSA.com, por H?lida Albino, coordenadora da Institui??o


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com