imagem para link da p?gina com fotos da chuva

Campanha de solidariedade Campanha prev? aux?lio social no valor de R$ 180 e show beneficente para ajudar as v?timas da chuva em Juiz de Fora


Renata Cristina
Rep?rter
11/01/2007

Foto do bairro Industrial atingido pela chuva Ap?s quase 48 horas de tr?gua das chuvas, na regi?o da Zona da Mata Mineira, as fam?lias juizforanas desalojadas com a tempestade da ?ltima ter?a, dia 09, come?am a se organizar para retornarem ?s suas casas. Um levantamento da Defesa Civil divulgado nesta tarde, dia 11, aponta que 71 pessoas deixaram os alojamentos ou o abrigo improvisado por amigos e familiares.

Mesmo com o retorno destas fam?lias, os n?meros aumentaram de 561 para 590 desalojados. J? aqueles que perderam suas casas ou est?o em situa??o de risco no local, sem contar com a ajuda de parentes, saltaram de 12 para 47 desabrigados. Estas pessoas foram levadas aos abrigos Casa Aberta, Casa da Cidadania e para a Escola Estadual Ana Sales, no bairro Vila Esperan?a I. Segundo o sub-secret?rio de Defesa Civil, S?rgio Rocha (foto abaixo), foram registradas 46 ocorr?ncias no munic?pio, desde zero hora at? as 17h desta quinta-feira, dia 11.

Foto do secret?rio da Defesa Civil S?rgio Rocha No Vila Esperan?a I, foi organizado uma cozinha comunit?ria e um abrigo alternativo e, durante todo o dia, foram distribu?das roupas e comida ?s v?timas. "Em todos os lugares, a Defesa Civil, juntamente com a Amac e o Demlurb, est? trabalhando para levar material emergencial, limpar as casas e garantir o bem-estar da popula??o", enfatiza S?rgio Rocha.

Cerca de 80 funcion?rios do Demlurb est?o percorrendo os bairros Industrial, Benfica, Igrejinha, Cer?mica, Ara?jo e Vila Esperan?a para ajudar na limpeza das casas e ruas. De acordo com a assessoria da Prefeitura, caminh?es pipa foram cedidos pela Empav e Cesama para agilizar os trabalhos, principalmente na Zona Norte de Juiz de Fora, a regi?o mais atingida.

Campanha de apoio ?s v?timas

Foto da primeira dama Vanessa Lo?asso Bejani Para quem deseja ajudar as v?timas das chuvas, a AMAC lan?ou uma campanha de apoio aos desabrigados e desalojados. Donativos como roupas, alimentos, material escolar, material de limpeza, m?veis e eletrodom?sticos podem ser entregues em diversos pontos da cidade (Veja o quadro abaixo). Segundo a superintendente da AMAC, Vanessa Lo?asso Bejani (foto ao lado), ser? feita uma triagem dos itens recebidos, visando atender em primeira m?o as fam?lias mais carentes.

Caso o doador n?o possa levar at? os postos de arrecada??o os objetos doados, a Prefeitura ir? disponibilizar um carro para fazer o transporte.

Outra expectativa da AMAC ? disponibilizar um aux?lio social de R$ 180 para as fam?lias carentes. O recurso j? foi autorizado pelo Prefeito Alberto Bejani, mas ainda n?o se sabe o valor total a ser liberado. "Por meio de um levantamento da Defesa Civil poderemos destinar os recursos", garante Vanessa. A previs?o ? de que at? a pr?xima segunda-feira, dia 15, a Defesa Civil libere o n?mero de pessoas a serem beneficiadas. "Tudo depender? do cessar das chuvas" , explica S?rgio Rocha.

Parceiros solid?rios

Os artistas de Juiz de Fora est?o sendo convidados pela AMAC para a realiza??o de um show beneficente, com renda destinada a compra de mobili?rio para as v?timas das enchentes. At? o fechamento desta reportagem, a agenda do Cine-theatro Central estava sendo consultada e a previs?o ? de que o show aconte?a no final deste m?s ou no in?cio de fevereiro.

De acordo com Vanessa Lo?asso, a pr?xima bilheteria para o jogo do Tupi tamb?m ir? ajudar os desalojados. A entrada ser? um quilo de alimento n?o perec?vel.

Como colaborar?

Os interessados em fazer uma doa??o para as v?timas da chuva podem entrar em contato pelo telefone 156 (JF Informa??o) e 3690-7940 (AMAC) ou ir at? a um dos postos de arrecada??o, nos seguintes endere?os:

Leia mais: