Uma carona pra l? de solid?ria Volunt?rios transportam pessoas com paralisia infantil e
as ajudam a receber atendimento do Instituto Bruno Vianna


Thiago Werneck
*Colabora??o
14/05/2007

Uma carona que vale ouro. Uma das dificuldades encontradas pelos pais das crian?as que t?m paralisa cerebral ? a locomo??o at? ? institui??o que presta atendimento. Para contornar esse problema o Instituto Bruno criou o projeto Carona Amiga.

Volunt?rios combinam com a entidade uma forma de dar carona para as fam?lias que t?m dificuldades no transporte. O objetivo ? buscar e levar as pessoas assistidas pela entidade ?s consultas m?dicas e ?s atividades de reabilita??o realizadas nas pr?prias unidades do Instituto.

Os "caroneiros" ficam respons?veis pelo transporte da crian?a nas datas e hor?rios que eles tiverem dispon?vel. Hoje, o projeto tem seis volunt?rios e a ajuda de outras pessoas ? importante para que mais crian?as sejam beneficiadas. No caso desse projeto o interessado deve entrar em contato com o Instituto Bruno e indicar suas possibilidades de locais e hor?rios para poder auxiliar no transporte.

Al?m da carona os volunt?rios passam por uma orienta??o que os qualifica a fazer um trabalho psicol?gico, social e humano com a fam?lia. Ele ajuda a levar a pessoa que tem paralisia at? o carro e fica preparado para conversar com os assistidos. Dezenas de fam?lias s?o beneficiadas com essa ajuda volunt?rios. H? alguns que chegam a receber uma ?Carona Amiga? tr?s vezes por semana.

Segundo a assistente social da entidade, Alessandra Aparecida Antunes Reis, o apoio dos volunt?rios ? fundamental para o desenvolvimento e a reabilita??o dos atendidos."Se n?o houvessem essas pessoas do Carona Amiga, seria mais dif?cil a freq??ncia destas crian?as no Instituto. Sempre orientamos ?queles que nos ajudam e fornecemos informa?es importantes sobre a fam?lia que vai receber apoio", destaca.

As pessoas que desejarem conhecer todos os projetos desenvolvidos gratuitamente pelo Instituto podem visitar a entidade. O telefone para outras informa?es ? o 2102-4300.