• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Doação de medula óssea Posto local do Hemominas participa da campanha de doação de medula óssea do Instituto Nacional do Câncer. Saiba como você pode colaborar


    Fernanda Leonel
    Repórter
    20/06/2007

    Juizforanos podem participar da campanha de doação de medula óssea, realizada pelo Instituto Nacional do Câncer. Mais uma vez, a unidade do Hemominas na cidade participa da mobilização.

    Para quem pretende fazer uma boa ação, a chefe do setor de captação do Hemominas, Eliane Gomes, explica que a compatibilidade das medulas é muito difícil, chegando ao número de uma em 100 mil. "Caso seja compatível, uma medula pode ser a salvação de quem aguarda há algum tempo uma esperança, pra viver mesmo".

    A doação requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias, após a doação, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

    Para se tornar doador, basta ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa ou incapacitante. Nesse primeiro momento, o doador preenche um formulário com os dados pessoais e retira pequena quantidade de sangue para que sejam determinadas as suas características genéticas.

    Essas informações passam a fazer parte do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Toda vez que um paciente precisa de um transplante, esse registro é consultado. Somente quando a compatibilidade entre o paciente e o possível doador for confirmada, ele vai ser convidado a realizar a doação.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.