Quarta-feira, 27 de junho de 2007, atualizada ?s 14h52

Banco de Leite precisa de doa?es


*Guilherme Ar?as
Colabora??o
ACESSIBILIDADE:
Ou?a a mat?ria em ?udio
Em arquivo:

O Banco de Leite Humano (BLH), da AMAC, est? precisando de m?es doadoras. O estoque, que geralmente armazena cerca de 200 litros por m?s, est? com seu volume diminu?do em 10%. "Com a chegada do frio, o estoque do Banco de Leite cai, porque as m?es se acomodam um pouco e acabam ficando com certa pregui?a", destaca M?rcia Mizhary, coordenadora do Banco de Leite.

Mas para serem doadoras, as m?es n?o precisam sair de casa. Uma equipe do Corpo de Bombeiros busca a doa??o. Para isso, quem estiver interessada em doar o seu leite deve ligar e agendar a busca pelo Disque-amamenta??o pelo telefone 3690-7436.

Pode ser doadora qualquer m?e que tenha leite em excesso e que n?o esteja fazendo uso de medicamentos contra-indicados na amamenta??o. O leite retirado deve ser armazenado em recipiente de vidro com tampa pl?stica devidamente higienizado. ? importante se preocupar com a limpeza das m?os e n?o usar an?is, pulseiras e rel?gios durante a retirada do leite. Tamb?m ? recomendada a utiliza??o de m?scara ou fralda que cubra boca e nariz.

Os primeiros jatos de leite devem ser desprezados e o alimento deve ser congelado imediatamente ap?s a retirada para que se evite a contamina??o. A coordenadora do BLH, M?rcia Mizhary, observa que as m?es n?o devem ter medo de doar o seu leite. "A doa??o n?o prejudica em nada o seu filho. As m?es podem doar a qualquer momento do dia. Quanto mais ela doa, mais leite ela produz", orienta M?rcia.

*Guilherme Ar?as ? estudante de jornalismo da UFJF