Ter?a-feira, 01 de abril de 2008, atualizada ?s 12h40

Banco de Leite est? arrecadando vidro para garantir estoque



Marinella Souza*
Colabora??o

O Banco de Leite Humano est? arrecadando vidros de maionese de 250g e 500g, vazios e com tampa de pl?stico para garantir o estoque. A coordenadora executiva do Banco de Leite, M?rcia Mizrahy, explica que n?o se trata de um per?odo cr?tico nas doa?es, mas sim uma forma preventiva. "N?s sempre recebemos vidros, mas acontece que agora a maioria dos recipientes de maionese e caf? sol?vel s?o de pl?stico, por isso estamos incentivando a doa??o, para evitar que o estoque fique desfalcado".

A coordenadora alerta, ainda, para a import?ncia da doa??o do leite. Segundo ela, o leite humano ? fundamental na redu??o da mortalidade infantil porque melhora a resposta imunol?gica do rec?m-nascido e reduz os riscos de infec?es respirat?rias como otite e pneumonia. M?rcia diz que qualquer m?e saud?vel que considerar ter excesso de leite pode doar. O leite passa por r?gido controle de qualidade antes de chegar aos destinat?rios.

O Banco de Leite Humano recebe, atualmente, cerca de 30 doa?es mensais, atendendo a 20 crian?as internadas em UTI's neo-natais. As m?es que tiverem dificuldades na amamenta??o, assim como aquelas que quiserem doar o seu leite, podem recorrer ao Banco de Leite Humano da Amac, pelo telefone (32) 3690-7436 ou mesmo indo ao local, que fica na rua Esp?rito Santo, n? 1023. O Banco de Leite funciona de segunda a sexta-feira, de 07h ?s 17h.

Procedimentos para a doa??o

M?rcia explica que a melhor maneira de fazer a retirada ? atrav?s da ordenha manual. A m?e tem que lavar bem as m?o e os bra?os com ?gua e sab?o. Os seios devem ser lavados apenas com ?gua. Al?m disso, os cabelos devem estar presos e a m?e deve estar usando uma m?scara protetora. O leite pode ser retirado antes, depois ou durante a amamenta??o. ? importante que os dois primeiros jatos de leite sejam eliminados e s? depois comece a retirada.

O vidro onde ser? armazenado o leite deve estar devidamente esterilizado - segundo M?rcia, deix?-lo 15 minutos em banho-maria ? o necess?rio. Feitos os procedimentos de esteriliza??o do recipiente e da mulher, basta fazer massagens circulares e colocar o vidro pr?ximo ao seio. Esse vidro deve ser tampado e levado ao congelador com as inscri?es de data e hora da retirada.

Caso a m?e queira recolher mais leite ao longo do dia, isso deve acontecer em um outro recipiente. "Pode ser em um copo, tamb?m esterilizado", diz. Depois de retirado, esse leite deve ser somado ?quele que j? est? congelado. A precau??o, segundo M?rcia ? para evitar que o primeiro vidro fique aberto por muito tempo. Outro detalhe importante ? que o vidro n?o pode ficar cheio at? a boca, "? preciso uns dois dedos de espa?o", diz. Somente depois de 24 horas, deve-se abrir novo vidro.

Uma vez recolhido, basta que a doadora entre em contato com o Banco de Leite Humano para que uma equipe do Bombeiro Amigo da Crian?a v? ao local para buscar a doa??o. O leite pode ficar armazenado no congelador por, no m?ximo, 10 dias e ? importante que n?o seja armazenado pr?ximo a recipientes contendo alimentos de cheiros fortes. "O cheiro de temperos e de alimentos como o alho, por exemplo, passam para o leite, desqualificando-o para a doa??o", explica.

M?rcia informa que em caso de qualquer d?vida em rela??o ao processo de retirada, armazenagem e entrega do leite a pessoa pode procurar o Banco de Leite Humano. M?es com dificuldade de amamentar tamb?m podem procurar o ?rg?o em busca de orienta?es.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF