Segunda-feira, 22 de setembro de 2008, atualizada ?s 18h25

Aumento do n?mero de crian?as internadas em UTI neonatal leva ? realiza??o de campanha para aumentar doa??o de leite materno



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo a pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano da Amac, M?rcia Mizrahy, atualmente, h? 35 m?es cadastradas como doadoras de leite. O n?mero ? suficiente para atender cerca de 40 crian?as internadas nas UTIs neonatal de Juiz de Fora e regi?o todo m?s.

"O nosso foco s?o os beb?s prematuros internados com alguma infec??o", diz a pediatra. Segundo ela, o n?mero de crian?as nessa situa??o vem aumentando, por isso a campanha M?e: doe seu leite - T?o forte que salva vidas quer conscientizar as m?es, com o objetivo de aumentar o n?mero de doadoras e o estoque de leite.

A campanha teve in?cio na ?ltima sexta-feira, 19 de setembro, e ? uma comemora??o ao Dia Municipal do Aleitamento Materno, que aconteceu no ?ltimo s?bado, 20, ao Dia Nacional da Doadora, em 1? de outubro, e ao Dia das Crian?as, 12 de outubro.

Para serem doadoras, as m?es precisam ser saud?veis, ter feito o pr?-natal adequado durante a gravidez, estar amamentando seus filhos e sentir excesso de leite. "N?s olhamos os exames do pr?-natal antes de cadastrar como doadoras. O excesso de leite ? percebido quando a crian?a p?ra de mamar e o alimento escorre". A m?dica lembra que ap?s doado, o leite ? pasteurizado. essa medida faz com que sua validade seja de seis meses.

O banco de leite fica localizado na rua Esp?rito Santo, 1.023, no centro. O funcionamento acontece das 08h ?s 12h e das 14h ?s 17h. Para quem n?o pode sair de casa, a solu??o ? fazer a coleta em casa. "Mandamos uma equipe feminina do Corpo de Bombeiros para buscar o leite j? retirado e congelado", explica ela. O disque-amamenta??o ? (32) 3690-7430.