v?deo mat?ria em audio

Lugar de inclus?o Centro de Aten??o Psicossocial da Inf?ncia e Juventude
? inaugurado em Juiz de Fora

Renata Cristina
Rep?rter
13/10/2006

Imagem
da faixada do CAPS Um lugar para a conviv?ncia e desenvolvimento de habilidades pessoais. ? com esta proposta que inaugura-se o Centro de Aten??o Psicossocial da Inf?ncia e Juventude (CAPS IJ) em Juiz de Fora. O objetivo do centro ? prestar o atendimento a crian?as e adolescentes com transtornos mentais graves, como retardo mental, autismo, neuroses e psicoses graves.

Em sua primeira fase, o projeto disponibilizar? o servi?o m?dico e psicol?gico gratuito ao p?blico de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Segundo o coordenador do CAPS IJ, C?sar Augusto Mello, psiquiatra infanto-juvenil, a meta ? atender mensalmente 230 pacientes. "Pretendemos inserir tr?s n?veis de atendimento, o individual, para grupos e fam?lias", revela.

A comunidade contar? com o aux?lio de tr?s psiquiatras infantis, um neuro-pediatra, cinco psic?logos, uma enfermeira e uma assistente social. De acordo com o coordenador, apesar da conquista de um centro como este na cidade, o grupo ainda ? pequeno para atender a demanda regional. "Precisar?amos de uma equipe cinco vezes maior", afirma. Nas pr?ximas semanas, h? a possibilidade de contrata??o de dois enfermeiros e dois oficineiros.

Os interessados em solicitar o atendimento ao CAPS IJ devem, primeiramente, procurar a Unidade B?sica de Sa?de (UBS) mais pr?xima de sua casa, para que haja o devido encaminhamento. Somente ap?s passar pelo Centro Regional de Refer?ncia em Sa?de Mental ? que os pacientes ser?o direcionados ao CAPS IJ.

Luta pela inclus?o

Imagem do caderno Direitos Humanos A id?ia de construir um centro voltado para crian?as e adolescentes com transtornos mentais surgiu em 2001, quando o ent?o coordenador do CAPS IJ, C?sar Augusto Mello (foto ao lado), decidiu enviar um projeto para setor de sa?de municipal. Ap?s cinco anos de trabalhos voltados para a cria??o do centro, ? que a id?ia foi concretizada. "Compreendemos que por maior que seja a defici?ncia, todos t?m potencial. Cabe a n?s, profissionais, descobrir esses valores".

No local, al?m do acompanhamento cl?nico humanizado, os usu?rios ter?o a oportunidade de participar de atividades diferenciadas, estimulando a sociabiliza??o. "A inten??o ? montar oficinas de m?sica, teatro, jardinagem, f?sica e artes", explica o coordenador. Para isso, o Centro aceitar? a ajuda de profissionais das ?reas de artes pl?sticas e educa??o f?sica.

O CAPS IJ funciona em uma casa na Rua Moraes e Sarmento, pr?ximo ao Hospital Universit?rio, no Bairro Santa Catarina. As instala?es foram adaptadas para o melhor atendimento aos pacientes, com dificuldades f?sicas e mentais.

Conhe?a o CAPS IJ

O Centro possui uma ?rea para o atendimento m?dico e psicol?gico, assim como espa?o para atividades que permeiam a inser??o escolar e comunit?ria. Uma sala de televis?o e cozinha d?o um ar aconchegante ? casa. Na ?rea externa, h? espa?o para a jardinagem e a pr?tica de esportes, al?m de oficinas e recrea??o.


Sala para
atendimento m?ico Sala para
atendimento m?dico
Sala para
atendimento psicol?gico Sala para
atendimento psicol?gico
Sala de teatro e reuni?es Sala de teatro
e reuni?es


Sala de televis?o Sala
de televis?o
Sala de reuni?o Local
para jardinagem
Cozinha Cozinha


?rea terap?utica ?rea
terap?utica
Sala de reuni?o Local
para reuni?o
Frente da casa Faixada
do centro


Colabore

Se voc? quer ajudar o CAPS IJ nas oficinas terap?uticas ou em alguma outra atividade, entre em contato pelo telefone: (32)3690-7779 e conhe?a o trabalho da institui??o.


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com