Quinta-feira, 24 de julho de 2008, atualizada ?s 17h11

Hemominas faz coleta no 10? Batalh?o e na Igreja de S?o Crist?v?o
para evitar a queda de doa?es em julho



Fernanda Fernandes
Rep?rter

S? na sexta-feira, dia 25 de julho, duas a?es externas est?o na agenda do Hemominas de Juiz de Fora. As atividades fazem parte de uma s?rie de medidas que a institui??o tem tomado para evitar a queda nas doa?es de sangue, que tradicionalmente ocorrem neste m?s de f?rias e frio.

Na manh? de sexta, a equipe do Hemominas vai estar no 10? Batalh?o de Infantaria (Rua General Gomes Carneiro s/n? - F?brica). A coleta de sangue ser? feita no local de 08h ?s 12h. Segundo a chefe do setor de capta??o de doadores Ana Elisa Alvim, a expectativa ? de mobilizar pelo menos 50 pessoas.

No Bairro Centen?rio, as atividades integram as comemora?es pelo dia de S?o Crist?v?o, padroeiro dos motoristas. A equipe de capta??o vai falar ? comunidade sobre a import?ncia da doa??o de sangue durante as celebra?es de 07h, 09h, 15h e 19h30, na Igreja de S?o Crist?v?o.

Durante todo o m?s, o Hemominas tem realizado campanhas, inclusive em outras cidades, para manter a meta de 150 doa?es por dia. No ?ltimo dia 19, a coleta foi realizada em Visconde do Rio Branco, onde a institui??o mobilizou 200 doadores.

Com as a?es, o Hemominas tem conseguido manter o estoque, mas no in?cio do m?s, foi registrada queda de 40% nas doa?es. "Precisamos trabalhar muito porque qualquer queda moment?nea pode gerar um grande impacto, pois fornecemos uma m?dia de cem bolsas de sangue por dia para os hospitais da regi?o", afirma Elisa.

Al?m do frio e do per?odo de f?rias, a maior incid?ncia de gripe e doen?as respirat?rias tamb?m afasta os doadores nesta ?poca do ano. Para minimizar o problema, foram feitas parcerias com faculdades, que enviaram e-mails para os alunos, e mobiliza??o em col?nias de f?rias, no intuito de que as crian?as sensibilizem os pais.

Campanha nacional

As atividades locais puderam contar tamb?m com a ajuda da campanha nacional veiculada pelo Minist?rio da Sa?de (MS). Com o slogan Ajudar t? no sangue, pretende-se valorizar o doador, mostrando que o gesto de doar sangue ? motivo de orgulho e pode salvar at? quatro vidas. Segundo os dados divulgados pelo MS, apenas 1,8% dos brasileiros doam sangue, ?ndice abaixo do recomendado pela Organiza??o Mundial da Sa?de.

No dia 09 de agosto, o Minist?rio da Sa?de vai iniciar uma campanha de vacina??o contra a rub?ola. Como n?o ? poss?vel doar sangue por 28 dias ap?s a vacina, o Hemominas faz o apelo de que todos doem sangue antes de se imunizar. Para evitar a baixa no m?s de agosto, a institui??o est? vacinando antecipadamente doadores e acompanhantes.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos, estar saud?vel, pesar mais de 50 quilos e n?o ter tido hepatite ap?s os dez anos de idade. ? necess?rio apresentar documento de identidade oficial com foto e dentro do prazo de validade. A vacina??o contra gripe exige um intervalo de 28 dias at? a doa??o. O Hemominas aconselha que os doadores n?o estejam em jejum. Quem for doar ap?s o almo?o, precisa aguardar, pelo menos, tr?s horas.

O Hemominas de Juiz de Fora fica na Rua Bar?o de Cataguases, s/n, no centro. O telefone ? (32) 3216-3000.